Topo
pesquisar

Controle de qualidade com o uso da luz

Física

A interação da luz com as diversas substâncias pode ser utilizada no controle de qualidade de produtos da indústria.
As interações da luz com as substâncias podem ser usadas para determinar a qualidade de um produto
As interações da luz com as substâncias podem ser usadas para determinar a qualidade de um produto
PUBLICIDADE

A luz é uma onda do tipo eletromagnética, transversal e tridimensional. Por ser do tipo eletromagnética, ela não precisa de meio de propagação, e sua velocidade no vácuo é de 3 x 108 m/s. As ondas luminosas são produto da propagação conjunta de um campo elétrico e um campo magnético, variáveis no espaço.

A luz é um tipo de onda eletromagnética, transversal e tridimensional
                                                                                                             A luz é um tipo de onda eletromagnética, transversal e tridimensional

Ao interagir com diferentes materiais, a luz pode sofrer reflexão, refração, difração, polarização, etc. Essas formas de interação dessa onda com os materiais podem ser usadas para determinar a qualidade de alguns produtos. Diversas indústrias, desde as alimentícias até as de mineração, utilizam a luz para o controle de qualidade de suas produções.

Conheça a seguir três exemplos de uso da luz na determinação da qualidade de substâncias.

A luz e a cor do chocolate

A qualidade do chocolate, além de outros fatores, depende da cor dessa substância. Erros em determinadas fases de sua produção podem provocar alterações nessa característica.

Além de ser feita por observação, a análise da cor do chocolate pode ser realizada com o uso de equipamentos. Ao incidir luz sobre essa substância, pode-se analisar a cor dos raios de luz refletidos, assim, é possível definir com exatidão a cor da substância e garantir sua qualidade.

A luz e o caulim

O caulim é um tipo de argila utilizado na fabricação de produtos como papel, cosméticos e porcelana. Esse material tem como principal componente a caulinita e precisa de um rigoroso controle de qualidade quanto ao tamanho de suas partículas e alvura.

Ao incidir luz sobre amostras de caulim, as porcentagens de luz que atravessam o material e as cores que surgem da dispersão da luz por ele são utilizadas como parâmetros para determinação da pureza dessa substância.

O refratômetro

O refratômetro é um equipamento utilizado para determinar o índice de refração de uma substância na fase líquida. Ao emitir luz sobre o líquido, o equipamento faz a análise da refração sofrida pelo raio de luz incidente e, a partir dos ângulos de incidência e refração, determina o índice de refração dessa substância.

Ao utilizar o refratômetro para medir o índice de refração de um suco, por exemplo, espera-se um valor predeterminado, que pode caracterizar o produto de boa qualidade. Alterações no teor de açúcar podem mudar a densidade da substância, o que, por consequência, altera o valor do índice de refração.

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Controle de qualidade com o uso da luz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/controle-qualidade-com-uso-luz.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA