Constante de Planck

A constante de Planck é uma das constantes fundamentais da física. Ela é usada na física quântica para determinar a energia e a frequência dos fótons e ondas eletromagnéticas.

A constante de Planck, representada pelo símbolo h, é uma das constantes fundamentais para o estudo da física quântica e vale cerca de 6,63.10-34 m².kg/s. Essa constante é utilizada em cálculos que descrevem fenômenos relacionados ao comportamento corpuscular e ondulatório de objetos cujas dimensões aproximam-se da escala dos átomos e seus constituintes.

Veja também: Conheça os principais nomes e descobertas da Física Moderna

Origem da constante de Planck

A constante de Planck foi introduzida na física pelo alemão Max Planck (1858-1947) no ano de 1900. O objetivo era tentar resolver um problema vigente na época: a emissão de radiação pelo corpo negro. Em sua época, os cálculos conduziam a resultados absurdos, que depois ficaram conhecidos como a catástrofe do ultravioleta.

A constante de Planck é uma das constantes mais importantes da Física.

Em busca de uma solução para o problema da catástrofe do ultravioleta, Planck assumiu que a energia das ondas eletromagnéticas emitidas pelo corpo negro deveria ser quantizada, isto é, deveria apresentar valores mínimos, como pequenos “pacotes” ou quanta de energia. Planck buscava recuperar resultados empíricos obtidos por Josef Stefan e Wilhelm Wien. A inspiração de Planck teve origem em trabalhos que discorriam sobre termodinâmica estatística escritos por importantes físicos, como Ludwig Boltzmann.

Descoberta da constante de Planck

Com base em resultados experimentais disponíveis na época – medidas da densidade de energia eletromagnética emitida por corpos negros –, Planck determinou que cada “pacote” de energia emitida por um corpo negro deveria ser um múltiplo inteiro de um valor mínimo, igual a  6,63.10-34 m².kg/s.

Além de ter determinado o módulo dessa importante constante, Planck mostrou que os seus cálculos  eram capazes de explicar os resultados absurdos obtidos pelas teorias vigentes do eletromagnetismo, quando essas se propunham a explicar a emissão de corpo negro.