Topo
pesquisar

Cientistas Tentam Recriar o Big Bang

Física

Big Bang, a origem do Universo
Big Bang, a origem do Universo
PUBLICIDADE

Cientistas de mais de 50 países participaram da construção do maior acelerador de partículas do mundo, uma máquina gigantesca que levou cerca de quatorze anos para ser construída e um gasto de aproximadamente US$ 8 bilhões. Essa parece ser a mais ambiciosa experiência de todos os tempos, experiência que tem como foco principal a recriação do Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo. Localizada entre a França e a Suíça, essa máquina está construída em uma profundidade de cem metros e tem extensão de pouco mais de 27 quilômetros. Essa aparelhagem possui quatro pontos principais nos quais foram construídos gigantescos detectores a fim de poder detectar e visualizar as partículas tão pequenas, que é preciso juntar milhões delas para formar um grão de areia.

Essa ambiciosa experiência tem a participação de cientistas de vários países, dentre eles o brasileiro Carley Martins. Nenhum país está disposto a gastar sozinho uma quantia tão exorbitante quanto essa que foi gasta na construção desse incrível e gigantesco equipamento, isso faz ver que o espírito de cooperação e colaboração é de grande importância para que o projeto realmente seja concluído.

No dia 10 de setembro de 2008 os túneis do maior acelerador de partículas do mundo, denominado LHC (sigla para Grande Colisor de Hándrons), foram carregados com os primeiros feixes de prótons, que é uma das partículas que formam o átomo. A grosso modo, o LHC funciona como um “rodoanel” para prótons, onde eles poderão ser acelerados até 99,99% da velocidade da luz. Esses túneis possuem imensos e poderosíssimos imãs supercondutores que têm a capacidade de acelerar e fazer o desvio da rota dessas partículas, fazendo com que elas girem em sentidos opostos e se choquem. Com o choque dos prótons os cientistas esperam recriar o big bang, a explosão que deu origem ao universo. Após o choque, os prótons despedaçados devem liberar milhões de partículas menores que os cientistas teorizam que possam existir. Essas partículas originadas do choque dos prótons foram denominadas pelos cientistas de partículas de Deus ou Bóson Higgs. Segundo as teorias dos cientistas, elas seriam as responsáveis pela criação de todo o universo.

Apesar do grande gasto nessa mais nova e gigantesca experiência, existem grupos que buscam na justiça fazer com que o experimento seja interrompido. Eles alegam que essa experiência pode ocasionar o fim do mundo, pois a colisão dos prótons pode formar um buraco negro com uma concentração de energia tão grande capaz de sugar tudo que está ao seu redor.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!

Big Bang - Cientistas que supostamente comprovaram a teoria.

Fisica - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Cientistas Tentam Recriar o Big Bang"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/cientistas-tentam-recriar-big-bang.htm>. Acesso em 18 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA