Topo
pesquisar

Cálculo da resistência elétrica

Física

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade oferecida à passagem da corrente elétrica por um condutor submetido a uma diferença de potencial.
PUBLICIDADE

Se ligarmos diferentes fios condutores a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso ocorre porque o próprio fio oferece “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor.

Os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.

Os resistores podem ser encontrados em vários objetos, como no chuveiro, na lâmpada etc. A figura a seguir mostra como os resistores são representados em um circuito elétrico.

Representação de resistores por meio de símbolos
Representação de resistores por meio de símbolos

Equações

A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações:

ou

Nas equações acima, temos:

U→ é a diferença de potencial (ddp);

i→ é a intensidade da corrente elétrica;

R→ é a resistência elétrica;

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é Ω (ômega). O nome dessa unidade é uma homenagem ao físico George Simon Ohm.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Cálculo da resistência elétrica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/calculo-resistencia-eletrica.htm>. Acesso em 09 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA