Topo
pesquisar

Binóculos

Física

Binóculo é um instrumento óptico composto por lentes que possibilitam o alcance de visão. É formado por um tubo interligado por um sistema articulado. Nesse sistema articulado, cada tubo possui uma lente objetiva, uma lente ocular e um sistema de prismas.
Binóculos
Binóculos
PUBLICIDADE

Os binóculos são instrumentos parecidos com os telescópios e servem para uso terrestre (observações diversas). Esse instrumento nos permite ter uma visão tridimensional dos objetos observados, pelo fato de ser construído por duas lunetas. Os binóculos nos fornecem uma imagem direita; ao contrário dos telescópios, que nos fornecem uma imagem virtual e invertida.

Esses instrumentos têm diversas utilidades, desde para lazer, fins militares, como para fazer observações da natureza ou assistir a um espetáculo. Os binóculos são compostos de uma lente objetiva (que forma uma imagem invertida), um conjunto de prismas (que transforma a imagem em uma imagem direita) e uma lente ocular (que faz a ampliação da imagem observada). A figura abaixo ilustra o esquema de um binóculo.

1- objetiva; 2 – prismas de Porro; 3 – lentes; 4 – ocular
Figura: 1- objetiva; 2 – prismas de Porro; 3 – lentes; 4 – ocular

Os binóculos são normalmente caracterizados por dois números. Um que indica a ampliação e outro que indica o diâmetro da objetiva. A ampliação é quantas vezes a imagem de um objeto é ampliada em relação ao objeto observado a olho nu. O diâmetro da objetiva é uma característica importante, pois quanto maior a objetiva, mais luz entrará no equipamento.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Binóculos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/binoculos.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA