Topo
pesquisar

Associação de Capacitores

Física

Capacitores em um circuito elétrico
Capacitores em um circuito elétrico
PUBLICIDADE

Os capacitores, assim como os resistores, podem ser associados em série, paralelo ou misto. Esses são elementos de circuito elétrico que tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas. Essas associações têm como objetivo obter a capacitância desejada.

Capacitores em Série

Nesse tipo de associação, os capacitores são ligados da seguinte forma: a armadura positiva de um capacitor é ligada com a armadura negativa do outro capacitor e assim sucessivamente. Para determinar a capacitância equivalente de uma associação de dois ou mais capacitores utilizamos a seguinte relação matemática:

Capacitores em Paralelo

Em paralelo, as placas positivas dos capacitores são ligadas entre si, bem como as negativas. Para determinar a capacitância equivalente utiliza-se a seguinte equação matemática, veja:

Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Associação de Capacitores"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/associacao-capacitores.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2017.

Questão 1

Dois condutores, cujas capacidades são respectivamente C1 = 3 µF e C2 = 2 µF, foram eletrizados e agora apresentam cargas Q1 = 9 µC e Q2 = 1 µC. Supondo que esses condutores tenham sido ligados por um fio metálico, determine:

a)O potencial de equilíbrio eletrostático

b)A nova carga de cada condutor eletrostático.

Antes de iniciar a resolução dos exercícios é interessante transformar os submúltiplos informados em notação convencional, inteira.

C1 = 3 µF = 3.10 -6  C
C2 = 2 µF = 2.10 -6  C
Q1 = 9 µC = 9.10 -6  C
Q2 = 1 µC = 1.10 -6  C


 

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA