Topo
pesquisar

Fases da lua

Física

As posições relativas entre Terra, Lua e Sol permitem que visualizemos nosso satélite natural de quatro formas distintas, as chamadas fases da Lua.
PUBLICIDADE

Fonte de luz secundária, a lua é o satélite natural da Terra. Esse objeto somente pode ser visto porque reflete a luz que recebe do Sol.

O hemisfério lunar voltado para a Terra nem sempre é o mesmo que está sendo iluminado pelo Sol, por isso, existem quatro fases da Lua. Essas quatro fases alternam-se constantemente em um intervalo de aproximadamente sete dias. Observe a figura:

Na posição 1, temos a fase de Lua nova, em que a face voltada para a Terra não está iluminada, portanto, a Lua não pode ser vista.

Em 2, temos o quarto crescente, em que apenas ¼ da Lua está iluminada. Esse é o ponto central da transição da Lua nova para a Lua cheia.

Na posição 3, há a fase de Lua cheia. A Lua está com o hemisfério voltado para a Terra totalmente iluminado pelo Sol.

Em 4, temos a lua iluminada parcialmente pelo Sol. É o quarto minguante, em que a Lua encontra-se na transição entre a fase cheia e nova.

O intervalo entre duas luas novas consecutivas é denominado de período de lunação e é de 29 dias, 12 horas e 44 min.

Eclipse

Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.


Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "Fases da lua"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-fases-lua.htm>. Acesso em 26 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA