Ano Internacional da Astronomia

Banner Oficial do Ano Internacional da Astronomia

O surgimento da ciência se confunde com o surgimento das religiões, onde o grande propósito é o de responder a principal dúvida da humanidade: Qual a origem do Universo?

Ainda na Antiguidade o homem começou a observar os fenômenos da natureza e associá-los aos corpos celestes. Descobriu assim qual era a melhor época para o plantio, quantos dias tem um ano, além de tentar prever o futuro. Alguns registros astronômicos datam de 3000 a.C.

Por volta de 700 a.C, os chineses criaram um calendário com 365 dias, e apresentaram informações sobre cometas, meteoros, meteoritos e estrelas.
Porém, foi na Grécia Antiga que a ciência teve um grande salto.

Tales de Mileto associou a astronomia aos seus conhecimentos em geometria, por volta do século VI a.C..
Aristóteles foi o primeiro a dar explicações sobre os eclipses e sobre o movimento dos corpos celestes. Afirmou ainda que a Terra era uma esfera e que o universo também era esférico.
Mais tarde, Aristarco de Samos (388-315 a.C), propôs o primeiro modelo heliocêntrico, afirmando que a Terra se movia ao redor do Sol.
A ideia do heliocentrismo só voltou a ser discutida em 1453, da era cristã, por Nicolau Copérnico. Ele foi o primeiro a afirmar que a Terra era um, entre seis planetas que giravam em torno do Sol, em órbitas circulares, assim como foi o primeiro a medir a distância entre os planetas e o Sol, através da referência Terra-Sol.
Ainda no século XVI, surgiu outro grande nome da astronomia, Tycho Brahe (1546-1601) que, através de observações com instrumentos astronômicos, construídos por ele mesmo, reafirmou o heliocentrismo. Tycho foi o último astrônomo observacional antes da criação do telescópio.

No ano de 1609, Galileu Galilei (1564-1642) usou uma luneta, construída por ele mesmo, para fazer observações astronômicas, e através dessas observações mostrou evidências de que a Terra girava em torno do Sol.

O ano de 1609 foi o grande marco da astronomia moderna. A utilização do telescópio, para fins astronômicos, inspirou cientistas como Johanes Kepler, que, através de cálculos matemáticos, reformou radicalmente os modelos de Galileu e de Copérnico.

Isaac Newton estabeleceu a lei da Gravitação Universal, que explicava por que os corpos, na superfície da Terra, caiam e porque a Lua se movia ao redor da Terra.
Em 1668, Newton construiu o primeiro telescópio refletor, com um espelho esférico no lugar de uma lente, como era usado no telescópio construído por Galileu.

O ano de 2009 comemora os 400 anos das observações feitas por Galileu, com o primeiro telescópio astronômico. Batizado como o Ano Internacional da Astronomia, 2009 será um ano de grandes eventos voltados para a história dessa ciência que tanto contribuiu e contribui para a evolução tecnológica que estamos vivendo.
O Ano Internacional da Astronomia vem com o propósito de informar e integrar a sociedade com a ciência através de vários eventos em todo o mundo.

Por Kléber Cavalcante

Física - Brasil Escola

Escrito por: Kleber G Cavalcante Escritor oficial Brasil Escola

CAVALCANTE, Kleber G. "Ano Internacional da Astronomia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/ano-internacional-astronomia.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.