Topo
pesquisar

Absorção e Emissão de Calor

Física

A Terra absorve e emite calor
A Terra absorve e emite calor
PUBLICIDADE

Corpos aquecidos emitem energia por radiação, e este tipo de energia pode ser: visível e não visível.

A energia visível se propaga na forma de luz e é considerada maior. Já a energia menor se propaga na forma de calor, dependendo de sua intensidade.

Essa é, na verdade, a única diferença entre o calor e a luz vista pela Física. Mas a maior diferença entre tais fenômenos é notada pelos nossos olhos, onde a radiação que não vemos é o calor, enquanto a radiação vista é a luz.

Algumas substâncias são, na verdade, transparentes à radiação da luz, mas opacas na transmissão do calor, como estufas de plantas, que recebem a luz do Sol, mas retém o calor em seu interior, permitindo assim seu aquecimento. Tal evento pode ser comparado ao efeito estufa, onde a Terra seria irradiada pela luz do Sol, mas em razão do grande excesso de CO2 na atmosfera, esse calor é bloqueado, causando um aumento na temperatura média do planeta, fato que resulta em graves consequências.

Quando um corpo é aquecido, ele absorve uma parte do calor e reflete a outra. Os corpos que absorvem bem o calor também são os que melhor o emitem, já os que absorvem menos, tendem a emitir menos.

Temos como exemplo as roupas. Em dias de clima mais frio, é recomendado usar roupas mais escuras, pois absorve melhor o calor, além de refleti-lo; e em dias quentes, roupas claras, pois absorvem menos calor.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Absorção e Emissão de Calor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/absorcao-emissao-calor.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA