Topo
pesquisar

A Classificação das Ondas

Física

PUBLICIDADE

As ondas, seja qual for o tipo, estão sempre presentes na vida diária de cada pessoa. Mas o que é uma onda?
Onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. As imagens que visualizamos, por exemplo, são possíveis porque as ondas de raios luminosos sensibilizam o sistema visual, no entanto existem algumas que o sistema visual humano não consegue visualizar em razão das limitações do mesmo, tais como as ondas eletromagnéticas e as ondas utilizadas nas telecomunicações. O mesmo ocorre com as ondas sonoras. O sistema auditivo humano consegue captar as ondas provenientes dos ruídos, das vozes, pode captar os sons das músicas, no entanto ele não capta outros sons como, por exemplo, o ultrassom.

Para se classificar uma onda são utilizados vários critérios. Uma onda pode ser unidimensional, bidimensional ou tridimensional, dependendo do número de direções em que ela está se propagando.

A onda é classificada como unidimensional quando se propaga em apenas um meio, por exemplo, a propagação de uma onda em uma corda. Ela é classificada como bidimensional quando se propaga em duas direções como, por exemplo, ao longo de uma superfície como a água. As ondas bidimensionais, por sua vez, caracterizam-se como retas ou circulares dependendo das frentes de onda. E por último quando a onda se propaga no espaço ela é classificada como tridimensional, ou seja, em três direções como, por exemplo, as ondas que são produzidas pelas fontes sonoras e luminosas. Assim como as ondas bidimensionais, as ondas tridimensionais também se classificam de acordo com as frentes de ondas, podendo ser classificadas como planas ou esféricas.


Unidimensional

 

Bidimensional


Tridimensional
 

 

 

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Ondas - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "A Classificação das Ondas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-classificacao-das-ondas.htm>. Acesso em 23 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA