Topo
pesquisar

Traçar melhores estratégias de estudo implica em bons resultados

Educação

PUBLICIDADE

Ao nos referirmos à questão do estudo, é sempre bom termos em mente que o aprendizado deve ser uma constante na vida de qualquer ser humano.

As condições impostas em busca de uma melhor sobrevivência em meio à sociedade que nos cerca, torna-nos seres cada vez mais propensos a situações de disputa. E para que estejamos aptos a enfrentar este desafio, é de fundamental importância estarmos subsidiados em relação ao nosso conhecimento.

Mas como adquiri-lo de forma com que este faça realmente sentido durante nossa carreira de “aprendizes”?

Para isto, existem recursos que serão mediadores entre o objetivo traçado e a prática desenvolvida. Obviamente que, cada um saberá adequá-los de acordo com o seu estilo de vivência.

Portanto, segue algumas sugestões práticas que tornarão mais eficaz a busca pelo conhecimento. Entre elas destacam-se:

# Quando se tratar de textos informativos, é sempre bom definir alguns procedimentos de leitura que facilitam um melhor entendimento, como, por exemplo, sublinhar trechos que apresentem informações importantes.

# Fazer um resumo destacando os pontos de maior relevância, tal medida permite uma melhor apreensão do conteúdo.

# Produzir um esquema relacionando os pontos significativos, pois isto permite uma identificação e um direcionamento mais efetivo a respeito do que está sendo discutido.

# Buscar novas fontes bibliográficas de maneira que se permita um confronto entre as ideias expostas. O interesse pela descoberta é a chave principal para o sucesso almejado.

# Analisar a natureza linguística, compreendendo a intenção no que se refere ao caráter discursivo.

# Destinar um horário e local apropriado para realizar os estudos de modo que facilite melhor a capacidade de concentração.

# E por fim, despertar o hábito pela leitura de bons livros, de diferentes gêneros, tais como jornais, revistas, ente outras práticas.

Estando de posse de todos esses aparatos, é só dar asas ao interesse, lembrando sempre que estabelecer prioridades evita com que nos percamos no tempo, e, sobretudo, nos permite traçar metas concretas rumo ao ápice do sucesso tanto pessoal quanto profissional.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Traçar melhores estratégias de estudo implica em bons resultados "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/tracar-melhores-estrategias-estudo-implica-bons-resultados.htm>. Acesso em 18 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA