Topo
pesquisar

Preparando para a Hora do Vestibular

Educação

PUBLICIDADE

A preparação para o vestibular deve acontecer na véspera do mesmo, onde você poderá manter algumas atitudes que lhe garantam tranqüilidade na hora de enfrentar as provas.

Siga a sua rotina de sempre. Não invente de fazer coisas que irão deixá-lo muito cansado, como seguir por uma trilha. Se quiser passear, vá a lugares que irão ajudá-lo a relaxar, como o cinema, bater papo com os amigos ou fazer uma massagem.

Não coma alimentos muito condimentados, nem tampouco frutos do mar ou molhos pesados, que poderão causar mal estar, diarréia e vômito. Prefira as comidas que o seu organismo já esteja acostumado, como uma carne magra e uma salada mais leve. Bebidas alcoólicas nem pensar. Além de fazer mal à saúde, poderão lhe deixar de ressaca, com a cabeça pesada, deixando o funcionamento do cérebro fica mais lento.


Manter a tranqüilidade é fundamental para a aprovação

Compareça antes ao local da prova para se certificar do mesmo e cronometre o tempo gasto para chegar até lá. Saia de casa com pelo menos meia hora de antecedência, garantindo que não chegará atrasado. Converse com seus pais ou responsáveis para marcar a hora de se levantar, coloque dois relógios para despertar, pois caso um não funcione terá outro como garantia.

Separe roupas e sapatos confortáveis e leve um casaco para possíveis mudanças climáticas. Manter a concentração passando frio é impossível.

Ao chegar ao local das provas, mantenha a calma, procure conversar com pessoas que o tranqüilizem e fuja dos assuntos de provas. Converse sobre alguma festa, show, filme, comidas, mas não se lembre de provas e dificuldades, pois poderá causar ansiedade e nervosismo.

Leve uma garrafinha de água, barrinhas de cereais e chocolate, pois servem como reposição das energias e podem ser ingeridos sem restrições.

Na entrada, se precisar, faça logo o uso do banheiro, evitando perder a concentração. Procure não beber muito líquido para que não haja necessidade de ir ao banheiro mais de uma vez.

Para escrever, leve mais de uma caneta, na cor exigida, normalmente preta. Além desses, leve lápis, borracha e apontador, para resolver questões de cálculo com maior segurança.

Ao início, leia todo o caderno de provas, verifique se não há erros, falhas de impressão que possam prejudicar seu desempenho. Escolha uma disciplina que ache mais fácil, para iniciar a prova, a fim de lhe deixar mais calmo. Ao terminar essa matéria passe para as que considera mais difíceis, retome as mais fáceis ao final.

O importante é manter atitudes que facilitem sua vida, deixando-o mais organizado e tranqüilo para o momento das provas. E boa sorte!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Duas Graduações - Prós e Contras
Vantagens e desvantagens de conciliar dois cursos

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Preparando para a Hora do Vestibular "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/preparando-para-hora-vestibular.htm>. Acesso em 26 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA