Topo
pesquisar

Novas Áreas Profissionais

Educação

PUBLICIDADE

Na escolha da profissão, é importante que o aluno identifique os cursos que são do seu interesse, os que mais lhe agradam, que vão de encontro com as coisas que gosta.

Para fazer essa escolha é fundamental saber a definição de cada área, das diferentes profissões que abrangem as mesmas, como está o mercado de trabalho, as disciplinas a serem estudadas, etc.

No Brasil, existem mais de duzentas profissões registradas pelo Ministério da Educação e Cultura, distribuídas em oito áreas específicas, citadas abaixo.

As profissões de organização aparecem, como o próprio nome diz, para preparar distintos campos de trabalho, através do planejamento e da direção das empresas, sendo algumas: administração, agronegócios, arquivologia, as de gestão, secretariado, turismo, dentre outras.

Tecnológicas são as profissões que operam na área das tecnologias, voltadas para a produção, com graduações e especializações próprias para esse fim, consistindo em: aeronáutica, alimentos, as engenharias, biotecnologia, algumas gestões, como produção industrial e de qualidade.

No campo das profissões culturais, que conservam os conhecimentos históricos de uma civilização, podemos destacar as de restauração de Bens Culturais e Patrimônios Históricos, educação física, jornalismo, letras e lingüística, tradução e interpretação, em meio a outras.

Temos ainda as profissões artísticas e de entretenimento, tanto voltadas para as artes como para os divertimentos, onde se destacam arquitetura e urbanismo, as artes de modo geral, comunicação, designers variados, eventos, gastronomia, fotografia, multimídia, etc.

As profissões ligadas aos recursos naturais são aquelas que pesquisam e desenvolvem técnicas de se aproveitar e conservar os recursos oferecidos pela natureza, lidando, especificamente, com a fauna, flora e os potenciais hídricos das regiões. São elas: agronomia, bioenergia, ecologia, algumas engenharias voltadas para a natureza, medicina veterinária, saneamento, zootecnia, e outras.

Existem ainda as profissões assistenciais, que dão maior apoio às pessoas e promovem seu bem-estar social, físico e psíquico. Desenvolvimento social, direito, enfermagem, estética e cosmetologia, fisioterapia, medicina, fonoaudiologia, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social, etc.

Como profissões científicas, as que buscam explicar por que as coisas acontecem, através de pesquisas e novos conhecimentos, temos arqueologia, estatística, farmácia, filosofia, química, física, matemática, geografia, computação, ciências dos alimentos, ciências biológicas e biomédicas, ciências sociais e outras.

O contato comercial também é uma nova área profissional, onde visam convencer clientes e/ou consumidores a obterem, consumirem novos objetos ou idéias. São elas: comércio exterior, comunicação institucional, marketing, negócios imobiliários, publicidade e propaganda, relações públicas e internacionais.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Veja Mais!
Leitura de Imagem
A importância de interpretar gráficos na hora da prova

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Novas Áreas Profissionais "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/novas-areas-profissionais.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA