Topo
pesquisar

Graduação em Educomunicação

Educação

PUBLICIDADE

A educomunicação é uma prática educativa que envolve, nas relações de ensino aprendizagem, a produção coletiva de vídeodocumentários, reportagens e entrevistas, onde os alunos consolidam suas aprendizagens através de filmagens, montagem de jornais, e edição de textos e imagens.

A princípio, essas técnicas de ensino se fundamentaram através do estudo de espaços geográficos, onde os estudantes saíam da sala de aula para fazerem documentários a respeito do clima, relevo, vegetação, alterações da natureza, etc. Aos poucos, a educomunicação foi ganhando adesão de outras disciplinas escolares, agregando os valores que antes pertenciam apenas ao estudo de geografia, tendo como principal objetivo desenvolver o lado crítico dos estudantes em relação aos meios de comunicação e em relação aos problemas sociais.

A partir de 2010, a educomunicação passará a ser um curso de licenciatura da USP (Universidade de São Paulo), a fim de valorizar o trabalho educativo desenvolvido a partir das mídias.

O Ministério da Educação já promove alguns cursos para qualificar professores interessados em trabalhar com mídia na sala de aula, através do “Mídias na Educação”, curso de especialização ou de curta duração.

Na Bahia, o governo estadual tem oferecido reciclagem dos professores estaduais, através de cursos de educomunicação, comprovando a expansão desse conceito por toda área educativa.

O trabalho da educomunicação é desenvolvido através do teatro, desenhos, músicas, jornal, rádio e através dessa formação, o profissional poderá desenvolver programas de rádio, filmes e documentários, além de softwares de todo gênero, utilizando-se das potencialidades trazidas pelas tecnologias.

Com isso, abre-se ainda mais o leque das profissões no âmbito das comunicações, porém, voltadas para as práticas de sala de aula, como um novo campo de atuação profissional. Vale a pena conferir!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Graduação em Educomunicação "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/graduacao-educomunicacao.htm>. Acesso em 26 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA