Topo
pesquisar

Férias: Descansar ou Estudar pro Vestibular?

Educação

O ideal é combinar momentos de descanso, descontração e um pouco de estudo.
É interessante que o vestibulando equilibre descanso e estudos durante as férias
É interessante que o vestibulando equilibre descanso e estudos durante as férias
PUBLICIDADE

Depois de um ano intenso de estudos, finalmente chegam as merecidas férias. E esses momentos de descanso são fundamentais para os estudantes. Mas, durante esse período, quem vai prestar vestibular deve deixar o estudo de lado?

Vale lembrar que há dois tipos de vestibulandos. O primeiro é aquele que vai ingressar no terceiro ano do ensino médio e que vai fazer a prova de vestibular somente no final do ano. Por outro lado, há estudantes que já concluíram o ensino médio e que estão preparando-se para os processos seletivos sozinhos ou frequentando cursinhos.

Para Diego Viug, coordenador pedagógico do ProEnem, plataforma de ensino online, durante as férias, o ideal é combinar momentos de descanso, descontração e um pouco de estudo para que, no início de uma eventual preparação, os estudantes não estejam muito sem ritmo.

“A intenção é apenas manter-se em contato com o estudo. Pense no caso de um atleta: mesmo nas férias, ele não pode se descuidar completamente. As atividades recomendadas são as revisões das partes mais básicas das suas disciplinas preferidas, a ideia é que seja prazeroso!”, recomenda Viug.

Marcelo Pavani, diretor do Anglo Tamandaré Campinas, concorda que é interessante o jovem estudar aquilo de que gosta. “A melhor estratégia para as férias é revisar aquelas matérias nas quais ele tem mais facilidade. Com isso, o estudante consegue ver resultados derivados do uso daquele tempo para o estudo, o que mantém a motivação em continuar estudando”, explica.

Relaxar é fundamental

Mesmo dedicando algum tempo para os estudos, é importante que os vestibulandos descansem para voltar com pique para a rotina. Várias atividades podem ser feitas, pois cada um relaxa a mente de uma forma.

“Viajar pode ser importante na medida em que o aluno se afasta da rotina de sua casa e cidade e muda um pouco o cenário da sua vida, o que pode levar mais facilmente à tranquilidade no momento do recomeço dos estudos”, aconselha Pavani.

Veja abaixo outras opções de atividades para relaxar nas férias:

  • Encontrar com os amigos;

  • Fazer uma corrida ou outras atividades físicas;

  • Assistir a um bom filme ou à série de que gosta;

  • Ter boas horas de sono;

  • Ouvir música;

  • Fazer trilhas e caminhadas no ambiente natural;

  • Ler livros que sempre quis ler e que não têm nada a ver com as provas.

Ouvir música pode ser uma ótima forma de relaxar

O diretor do colégio Anglo atenta para uma questão importante: o regime de sono. “Dormir por grandes períodos, ou trocar o dia pela noite, pode tornar mais difícil o retorno à rotina quando começam as aulas. Manter um regime de sono adequado (para a maioria das pessoas, não mais do que 8 horas por dia) é fundamental para um bom rendimento”, afirma ele.

Casos especiais

Alguns alunos escolhem prestar vestibular para cursos que costumam ser muito concorridos, em especial em universidades federais, tais como Medicina, Engenharias e Direito. Conforme explica Viug, mesmo nesses casos é fundamental descansar. “Para esses vestibulandos, o ano será bastante intenso. A diferença de preparação desses candidatos será ao longo do ano, estudando mais horas durante o dia e com mais técnica”, analisa.

Outro caso comum é o de vestibulandos que estão tentando ingressar nas universidades há mais de dois, três, quatro anos. Nesse caso, Pavani recomenda fazer uma análise e revisar o projeto de aprovação durante as férias.

“É preciso se perguntar se é esse mesmo o caminho que decidiu tomar, se o curso que está prestando é mesmo o da sua escolha ou se há fatores externos (pressão da família, medo de abandonar uma escolha da qual não tem mais certeza). Essa reflexão reforça e aumenta a motivação do aluno para mais um ano difícil ou auxilia e encoraja o aluno a buscar uma nova opção de carreira”, avalia o diretor da Anglo.

Por fim, há ainda casos de vestibulandos que não frequentam colégios ou cursos e que resolveram preparar-se sozinhos para as provas. Nessa situação, o primeiro passo, de acordo com Pavani, é fazer um levantamento dos recursos que eles dispõem para estudar: materiais didáticos de apoio (livros didáticos ou apostilas de cursinho), sites e canais de vídeo em que pretende assistir a aulas online, listas de exercícios que ele pode utilizar, provas anteriores de vestibulares.

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Férias: Descansar ou Estudar pro Vestibular?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/ferias-descansar-ou-estudar-pro-vestibular.htm>. Acesso em 23 de janeiro de 2018.

Teste seus conhecimentos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA