Topo
pesquisar

Escolheu errado – e agora?

Educação

PUBLICIDADE

Muitos jovens, diante da escolha da profissão, precisam buscar orientação vocacional para descobrir qual escolha deverá fazer. É normal que isso aconteça, pois em razão da enorme gama de profissões existentes no mercado de trabalho, optar por aquela que será definitiva não é fácil.

Muitos alunos, após cursar boa parte do curso, percebem que não estão gostando do mesmo, ficam cheios de dúvidas e inseguranças, não se acham capacitados para o desempenho da profissão.

Se realmente não estiver gostando da nova aprendizagem, trocar a escolha da profissão não é problema, nem tampouco perda de tempo. É preferível mudar, tendo a certeza de que não há afinidades com a mesma e buscar aquela que lhe agrade, do que passar o resto da vida infeliz com a escolha.

Porém, é importante diferenciar se não está gostando do curso ou se está achando o mesmo difícil. Neste caso, procurar estudar mais, tentar esclarecer as dúvidas com os professores e com colegas de turma irá ajudar bastante.

O aprendizado requer algumas habilidades que são desenvolvidas ao longo da carreira estudantil. A própria grade curricular do curso já é montada para que estas aconteçam de forma gradativa.

Outra forma de se certificar da escolha é buscar informações acerca da profissão, visitar locais onde a mesma é exercida e, conversar diretamente com os profissionais da área, esclarecendo dúvidas e discutindo sobre o mercado de trabalho.

Portanto, não mude sem refletir sobre a desistência, mas certifique-se de que sua dúvida não é sobre os conteúdos dados em sala, mas quanto à própria profissão, pois desistir sem tentar, sem desenvolver suas habilidades será um prejuízo e tanto.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Escolheu errado – e agora? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escolheu-erradoagora.htm>. Acesso em 26 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA