Topo
pesquisar

Educação a Distância: uma realidade em nossa formação

Educação

PUBLICIDADE

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) provocou mudanças significativas em fazer EAD, logo foi tomando espaço, está presente em todos os setores, em particular, sua presença no sistema educacional faz com que reflitamos sobre pontos inerentes à educação, como: didática, metodologia, avaliação, planejamento, dentre outros pontos relevantes.

As questões importantes, levantadas na investigação, ainda superficial, sobre tal tema podem ser consideradas como caminho para uma educação inovadora a partir de uma roupagem caracterizada pela interatividade e não-linearidade, em que se apresenta não como saída para uma educação de qualidade, mas complementar a que temos, modalidade presencial, para uma educação inclusiva.

Em âmbito geral, levando em consideração as mudanças que vêm acontecendo em nossa sociedade, podemos entender a EAD como uma modalidade de ensino que tem suas peculiaridades, na qual sua proposta pedagógica deverá ser rediscutida no que se refere à modalidade a distância, em que seu referencial de fazer educação não seja, parcialmente, anulado.

Devemos considerar as atividades em EAD como meio de um processo de ensino-aprendizagem, na qual não deverá ser tida como complementar, mas com diferentes realidades de fazer educação.

Vale ressaltar que tal discussão não se esgota, portanto temos muito que caminhar, o processo é árduo, porém não impossível. Caminhemos com o propósito de resignificar tal prática. Diante deste contexto, devemos propor uma discussão reflexiva sobre a forma de fazer EAD.

Por Rodiney Marcelo
Colunista Brasil Escola

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Educação a Distância: uma realidade em nossa formação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-distancia-uma-realidade-nossa-formacao.htm>. Acesso em 28 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA