Topo
pesquisar

É bom gostar de ler

Educação

PUBLICIDADE

Os currículos das escolas brasileiras trazem alguns livros da literatura brasileira como obrigatórios para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Isso não deveria acontecer, pois a leitura obrigatória pode deixar o leitor sem estímulos, perdendo a mesma o seu valor.

Que graça tem ler um livro que não esteja gostando ou não entendendo?

Nessa condição, muitos jovens criam aversão à leitura e perdem total interesse pelas mesmas.

Melhor seria se as escolas ensinassem os alunos a manterem atitudes de gosto diante do ato de ler.

Procurar livros que apresentam temas interessantes é uma boa forma de mudar essa visão.

Visitar bibliotecas públicas também pode despertar o interesse pela leitura. Pelo menos uma vez por semana tire uma hora para freqüentar um local que tenha grande diversidade de livros. Aos poucos desenvolverá o hábito da leitura.

Compartilhar a leitura com algum colega também é uma forma interessante de praticar. Cada um fica responsável por uma página ou capítulo, dependendo do combinado.

Participar de círculos de livro, onde as trocas são promovidas ou mesmo a aquisição de livros novos. E empreste seus exemplares para que seus amigos aprendam a emprestar os deles também, gerando uma troca de conhecimentos.

A leitura é um patrimônio cultural, que traz novas aprendizagens, desenvolve a escrita e o vocabulário do leitor, deixando-o mais crítico diante da própria vida.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "É bom gostar de ler "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/e-bom-gostar-ler.htm>. Acesso em 27 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA