Topo
pesquisar

Corpo Saudável, Mente Saudável

Educação

PUBLICIDADE

Estudar requer muita disciplina e dedicação, mas não é necessário que o aluno se sobrecarregue, esquecendo-se das importantes refeições que deve fazer. É preciso manter uma alimentação regular, com pelo menos três refeições ao dia.

Acontece que os estudantes, ao se sentarem para rever as matérias, se esquecem que é necessário concentração naquilo que se faz, para melhor compreensão dos conteúdos escolares.

Mas para que isso aconteça é fundamental que o corpo e a mente estejam em equilíbrio. Isso ocorre quando nos alimentamos bem, fazemos exercícios físicos e temos um repouso adequado.

Como estudar gasta muita energia, uma alimentação balanceada, à base de carboidratos, frutas, cereais, leite e seus derivados, dará maior capacidade para que corpo e mente suportem a carga horária de estudo. Isso porque é através da alimentação que conseguimos repor as necessidades do organismo para seu perfeito funcionamento.


Corpo saudável – melhores resultados

Os exercícios físicos também são importantes, pois através deles a musculatura de todo o corpo se fortalece, além de fazer com que os órgãos trabalhem de maneira equilibrada. Como o estudante passa muito tempo sentado, os exercícios servem para aumentar a capacidade circulatória do mesmo, bem como descarregar as energias negativas e o estresse.

O repouso deve ser feito de acordo com os horários de aula dos mesmos. Se estuda pela manhã, faça um pequeno repouso de uns quinze minutos logo após o almoço, só para repor as energias e descansar o cérebro. Se estuda à tarde, fica mais fácil, já que tem o período da manhã livre e acorda descansado.

O fundamental é buscar o equilíbrio das atividades que faz durante o dia, com uma boa alimentação, sem se esquecer do descanso. Dessa forma, o cérebro estará em perfeitas condições de suportar uma carga elevada de estudos e garantir bons resultados.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Leitura de Imagens
A importância de saber interpretar gráficos nas provas

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Corpo Saudável, Mente Saudável "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/corpo-saudavel-mente-saudavel.htm>. Acesso em 22 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA