Topo
pesquisar

Campo de Estágio

Educação

PUBLICIDADE

Para quem está iniciando uma carreira profissional, não é nada fácil conseguir uma oportunidade de trabalhar através de um estágio. Todos os anos milhares de estudantes entram na faculdade, porém o mercado não dispõe de vagas para a maioria. Pelo contrário, as vagas são restritas e as oportunidades remotas.

Algumas entidades promovem campos de estágio, fazem parcerias com grandes empresas e abrem cadastros para estudantes que querem trabalhar.

Segundo as leis federais, através dos campos de estágio, podem ser abertas oportunidades para estudantes acima de 16 anos, a partir do ensino médio, que estejam regularmente matriculados em alguma instituição de ensino, e que comprovem a freqüência nas aulas, seja em escola pública ou privada.


Entrevista de estágio – aparência e tranqüilidade são fundamentais

O CIEE – Centro de Integração Empresa Escola – é uma instituição que visa oferecer oportunidade para estudantes adquirirem o primeiro emprego. Basta ir a um posto ou agência e preencher uma ficha cadastral, deixando seus dados pessoais, curso que frequenta, disponibilidade de horário para o estágio, dentre outras informações. O mesmo também pode ser feito via internet, através do portal do CIEE, de forma rápida e prática.

O IEL – Instituto Euvaldo Lodi – também oferece um programa de bolsas para estágios, trazendo oportunidades para a tão exigida experiência profissional. É uma empresa que mantém contato com bancos, indústrias, comércios, hospitais e postos de saúde, dentre outros, que abrem vagas para esses profissionais. Basta procurar uma agência do mesmo para deixar seus documentos, currículo ou preencher o formulário de cadastro via internet.

Existem algumas empresas que fazem cadastros via internet, como a Catho online, a Infojobs, dentre outras, porém de cunho particular, exigindo cobrança de taxas mensais, trimestrais ou semestrais.

O importante é que o estudante inicie uma atividade profissional o quanto antes, para adquirir experiência e manter as portas profissionais sempre abertas. Fazer contatos, boas amizades que possam influenciar na carreira profissional é um grande passo para o sucesso. Além disso, quanto antes começar a por em prática suas capacidades profissionais será melhor, pois o mercado está aberto para quem corre atrás dos seus sonhos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Aparência Física e Profissão
Formas de se apresentar numa entrevista de emprego

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Campo de Estágio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/campo-estagio.htm>. Acesso em 28 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA