Topo
pesquisar

Avaliação numa abordagem multidimensional

Educação

PUBLICIDADE

Segundo Kenski, Oliveira e Clementino (2006) a avaliação diagnóstica, “está inserida no processo ensino-aprendizagem como elemento capaz de proporcionar o recolhimento de dados fundamentais para apoio do planejamento de um curso que admita flexibilidades, reconfigurações, encaixes e revisões”.

Ainda, de acordo com Kenski, Oliveira e Clementino (2006) na avaliação formativa, “encontram-se reunidas todas as possibilidades de apoio ao estudante ao longo de sua trajetória, levando em conta seus interesses, aspirações, experiências e reais necessidades”.

Diante das contribuições acima, podemos pensar em um processo de avaliação com caráter multidimensional, em que se apresente a partir de um planejamento, com um formato contextualizado, logo dando um significado ao contexto pedagógico.

Todo processo avaliativo requer atenção aos limites identificados quer num diagnóstico prévio, logo tentando superar e ousar ao que se refere seus desafios e potencialidades almejadas.

Percebemos a importância da totalidade em todo percurso avaliativo, pois a particularidade no sentido da dissociação dos momentos de aprendizagem e avaliação provoca uma instabilidade.

Devemos ter uma visão holística da avaliação formativa (contínua e processual), pensando em uma avaliação dinâmica, ou seja, em movimento que permeie todo espaço educativo.

Portanto, vale ressaltar a importância de uma auto-avaliação como estratégia permanente em todo processo avaliativo.

Referência bibliográfica

KENSKI, V.; OLIVEIRA, G. P.; CLEMENTINO, A. Avaliação em movimento: estratégias formativas em cursos online. In: SILVA, M.; SANTOS, Edméa (Org.). Avaliação da aprendizagem on-line. São Paulo: Loyola, 2006, p. 88.

Por Rodiney Marcelo
Colunista Brasil Escola

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Avaliação numa abordagem multidimensional"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/avaliacao-numa-abordagem-multidimensional.htm>. Acesso em 26 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA