Topo
pesquisar

Aprendendo com Filmes

Educação

PUBLICIDADE

Juntar uma turma para assistir a um filme no cinema ou fazer uma locação e vê-lo em casa pode ser uma boa opção para se refletir sobre alguns temas abordados em sala de aula. Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não é qualquer filme que reporta os teores escolares, é necessário fazer uma busca para identificar quais os melhores, basta pedir informações com os atendentes da locadora, pois sabem a qualidade do filme devido ao seu diretor, a produtora, etc.

A variação dos temas é infinita, como: preconceito, morte, alunos que participam de gangues, problemas familiares, guerras, filmes que retratam épocas, degradação ambiental, aventuras, romances, dentre outros.

Apresentamos algumas sugestões que poderão ajudar a compreender mais o mundo.


Filmes – entretenimento de formação crítico-cultural

- A Última Hora (Warner Independente Pictures), com Leonardo di Caprio: um filme que retrata problemas sócio-ambientais, degradação ambiental, levando a uma reflexão de que é necessário mudar a forma dos homens agirem sobre a natureza, trazendo uma visão de planeta sustentável.

- Cartas de Iwo Jima & A Conquista da Honra (Warner Independente Pictures), de Clint Eastwood: esses dois filmes retratam a II Guerra Mundial, fazendo uma reflexão se os combatentes são heróis ou vilões, além de mostrar a visão do Japão e a dos Estados Unidos sobre a guerra.

- O Contador de Histórias (Warner Independente Pictures), dirigido por Luiz Villaça: um menino de seis anos de idade é deixado pela mãe em uma instituição de menores, por esta acreditar que lá ele teria chances de um futuro melhor. O garoto passa a inventar histórias, a partir de suas próprias experiências de vida, se tornando um contador de histórias. Em breve nos cinemas!

- Syriana (Warner Independente Pictures): um filme que aborda os problemas no Oriente Médio, mais precisamente sobre o mundo de negócios do petróleo. É um filme político, forte, que apresenta a atualidade de um povo que vive em guerra.

- Fahrenheit 11 de Setembro (Europa Filmes): também é um filme que aborda a guerra no Iraque, instaurada pelo ex-presidente dos EUA, George W. Bush, fazendo duras críticas ao governo do então presidente e como os Estados Unidos se tornaram alvo de ataques terroristas.

- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Gullano Filmes): com Paulo Autran, é a história de um menino que vai morar com os avós, após seus pais fugirem da repressão da ditadura militar.

Agora é só preparar a pipoca, escurecer o ambiente e divertir-se!!!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Corpo Saudável, Mente Saudável
Prepare-se para as provas eliminando o estresse

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Aprendendo com Filmes "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/aprendendo-com-filmes.htm>. Acesso em 28 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA