Topo
pesquisar

Alunos do Ensino Fundamental II

Educação

PUBLICIDADE

Ao entrar no ensino fundamental-II, o aluno deverá desenvolver habilidades de adaptação para que tudo corra bem em seus estudos.

Essas adaptações não irão acontecer de forma brusca, mas sim dando condições para que o estudante consiga vencer as etapas que se seguem.

No primeiro contato, nos primeiros dias de aula, é possível notar que não terá somente um professor, mas sim um para cada disciplina. Anteriormente os professores diferentes ficavam apenas para as atividades extraclasses, como artes, educação física, inglês e outras.

O contato com vários professores faz com que o aluno se torne mais independente, pois deixa de receber orientações de uma única pessoa.

É importante manter a organização dos materiais, dos cadernos, pois misturar os mesmos poderá atrapalhar o desempenho, as tarefas de casa ou mesmo os estudos.

Por volta dos onze anos de idade, o estudante consegue formular hipóteses acerca dos fatos sociais, podendo fazer referências com as disciplinas que estuda em sala de aula, associando-as à realidade.

Portanto, é necessário manter-se em contato com revistas e jornais de qualidade ou pelo menos assistir a um jornal televisivo, de circulação nacional, para tomar conhecimento do que está acontecendo no mundo. Dessa forma, conseguirá perceber a importância do seu conhecimento para o coletivo.

As amizades vão se tornando mais sólidas, o adolescente passa a conviver mais com seus colegas, buscando referências para as coisas que gosta, fora do meio familiar.

Todas essas aprendizagens são excelentes maneiras de se enfrentar os desafios, pois deixa o estudante independente, seguro e com capacidade para enfrentar a vida.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara De. "Alunos do Ensino Fundamental II "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/alunos-ensino-fundamental-ii.htm>. Acesso em 26 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA