Topo
pesquisar

A primeira Copa do Mundo

Educação Física

A primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, contou com apenas 13 seleções participantes, dessas, 4 representavam países europeus, as demais, países do continente americano. O Uruguai enfrentou a Argentina na final e venceu por 4 a 2.
PUBLICIDADE

A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1930 e foi sediada pelo Uruguai, país ícone do futebol na época. Bastante diferente dos moldes atuais da Copa do Mundo, que conta com 32 participantes, participaram desse primeiro torneio apenas 13 seleções: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia.

Curiosamente, quando a Federação Internacional de Futebol – FIFA – estabeleceu o Uruguai como sede da competição e firmou a data limite para inscrição das seleções, apenas haviam inscritos do continente americano. Apenas quatro países europeus decidiram participar e, mesmo assim, cadastrando-se após o período delimitado e com a FIFA se responsabilizando pelo custeio das equipes europeias. Repito curiosamente porque a Copa do Mundo se tornou a competição que todas as seleções, do mundo todo, ambicionam participar. E, para isso, atualmente há um processo seletivo bastante rigoroso para a escolha dos países que serão representados.

Outra curiosidade comparativa: enquanto a Copa da África, em 2010, utilizou 10 estádios para viabilizar o campeonato, a primeira edição uruguaia respondeu às expectativas com apenas 3 estádios, todos em Montevidéu, capital do Uruguai.

Os 13 times foram divididos em quatro grupos, de modo que o primeiro grupo continha quatro equipes e os outros três grupos tinham três seleções participantes. Segue a descrição dos grupos:

- Grupo 1: Argentina, Chile, França e México;

- Grupo 2: Brasil, Bolívia e Iugoslávia;

- Grupo 3: Uruguai, Peru e Romênia;

- Grupo 4: Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.

Conseguiram o primeiro lugar, em seus grupos, na primeira fase do campeonato, os times: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos.

Os jogos de semifinais ocorreram entre Argentina e Estados Unidos, jogo que a Argentina ganhou de 6 a 1. A segunda partida da semifinal, entre Iugoslávia e Uruguai, repetiu o mesmo placar: 6 a 1, com vitória para o Uruguai.

O jogo da final fez enfrentar o Uruguai e a Argentina. O Uruguai venceu o adversário com o placar de 4 a 2.

O resultado final do torneio pode ser conferido a seguir:

Seleção Pontos Vitórias Derrotas
Uruguai 8 4 0
Argentina 8 4 1
Estados Unidos 4 2 1
Iugoslávia 4 2 1
Chile 4 2 1
Brasil 2 1 1
França 2 1 2
Romênia 2 1 1
Paraguai 2 1 1
Peru 0 0 2
Bélgica 0 0 2
Bolívia 0 0 2
México 0 0 3


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

 

Copa do mundo - Futebol - Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "A primeira Copa do Mundo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/primeira-copa-mundo.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA