Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Polo aquático

O polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900. Bater, empurrar e chutar os adversários são atitudes proibidas no jogo.

O polo aquático é um esporte praticado em piscinas
O polo aquático é um esporte praticado em piscinas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes. O objetivo é fazer o maior número de gols possível para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Todavia, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.

Embora não seja um esporte muito popular entre nós, brasileiros, o polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900, nas Olimpíadas de Paris. O Brasil, por sua vez, só teve vaga na disputa nos Jogos de Antuérpia, em 1920, quando conquistou a sexta colocação. Para fins oficiais, o polo aquático teria surgido na Inglaterra durante o século XIX, mas há indícios de que ele já era jogado no século XVII na Escócia e na própria Inglaterra.

Regras

Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 g e 450 g e é diferente para jogos femininos e masculinos.

As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe ocorre por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times. Mais uma vez os goleiros são exceções: ambos usam toucas de cor vermelha. Além disso, deve-se frisar que, embora o contato físico seja constante, bater, empurrar e chutar os adversários são atitudes proibidas. A condução da bola deve ser feita sempre com uma das mãos ou com os braços.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faltas

Deve-se lembrar que as infrações são sempre apontadas pelos juízes. Embora já tenham sido tratadas de modo mais detalhado no trecho anterior, resumiremos as ações que são consideradas como faltas:

- O jogador não pode segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo;

- Manter a bola embaixo da água;

- Empurrar o adversário;

- Cada jogada deve ser realizada em até vinte e quatro segundos.

 

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

 

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Polo aquático"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/polo-aquatico.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante