Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíadas de 2008

Logotipo dos Jogos Olímpicos de 2008
Logotipo dos Jogos Olímpicos de 2008
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A XXIX Olimpíada da história ocorrerá no período de 8 a 24 de Agosto de 2008 na cidade de Pequim, China. Alguns eventos acontecerão em cidades próximas, já os esportes eqüestres ocorrerão em Hong Kong.

A escolha de Pequim ocorreu no dia 13 de julho de 2001. As cidades concorrentes eram: Toronto, Paris, Istambul e Osaka, Bangkok, Cairo, Havana, Kuala Lumpur e Sevilha. Destas, apenas Toronto, Paris, Istambul e Osaka disputaram a fase final da disputa juntamente com a cidade vencedora. Pequim recebeu a grande maioria dos votos (56 contra 22 da cidade de Toronto), demonstrando um claro desejo do mundo em ver o país mais populoso sediando uma Olimpíada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram incluídas nove novas modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de 2008: 3000 metros com obstáculos feminino, maratona aquática masculina e feminina, entre outras. Ao todo, serão 28 esportes, totalizando 302 eventos (165 provas masculinas, 127 femininas, e 10 mistas).

Os cinco mascotes das Olimpíadas de 2008 já foram definidos, cada um simboliza um anel da bandeira olímpica: Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade; Jingjing, o panda preto, representa a alegria; Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte; o antílope amarelo Yingying representa a saúde; e a andorinha verde Nini, que representa a boa sorte aos Jogos.

As Olimpíadas de 2008 irão acontecer em um período de grande desenvolvimento econômico na China. Espera-se que Pequim receba mais de 500 mil estrangeiros, nesta que é a mais cara Olimpíada da história: os gastos totais superam os US$ 42 bilhões.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Dantas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Olimpíadas de 2008"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas-2008.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante