Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia (2018)

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 acontecerá na Rússia. Onze cidades foram escolhidas para sediar o evento.

Capital Moscou é famosa pelo Kremlin e a Praça Vermelha
Capital Moscou é famosa pelo Kremlin e a Praça Vermelha
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 será disputada na Rússia. O que sabemos sobre esse país? Quais são as suas características geográficas? Neste texto serão abordadas informações geográficas sobre as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo.

Tópicos deste artigo

Cidades-sede

Para sediar os jogos da Copa do Mundo, a Rússia preparou doze estádios distribuídos em onze cidades-sede:

- Kaliningrado

- Kazan

- Moscou (2 estádios)

- Níjni Novgorod

- Rostov

- São Petersburgo

- Samara

- Saransk

- Sochi

- Volgogrado

- Ecaterimburgo

→ Moscou

A cidade de Moscou caracteriza-se como um espaço em constante processo de modernização, com a mistura entre os elementos mais característicos do atual estágio de desenvolvimento urbano e os elementos históricos que remetem ao período da Guerra Fria.

Moscou abriga o centro político-administrativo do país, em uma porcão do território chamada de Kremlin. O clima em Moscou é predominantemente frio, com estações bem estabelecidas. Os índices pluviométricos são elevados, e a cidade apresenta baixa amplitude térmica entre os meses do ano.

São Petersburgo

São Petersburgo
Praça de São Isaac é um dos pontos turísticos de São Petersburgo
Crédito: Olgysha / Shutterstock

A cidade de São Petersburgo está localizada a noroeste da Rússia. Com um clima mais rigoroso que Moscou e Sochi, decorrente de sua posição longitudinal mais ao norte, as temperaturas variam entre - 4ºC e 15ºC entre os períodos mais frios e quentes do ano.

Destaca-se em São Petersburgo o forte potencial econômico no segmento da indústria naval, com a construção de navios e demais embarcações. A cidade também abriga importantes complexos mecânicos, químicos, petroquímicos e farmacêuticos, constituindo-se como um dos principais polos industriais e comerciais da Rússia.

Sochi

Sochi
Estádio de Sochi está no Parque Olímpico das Olimpíadas de Inverno de 2014
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

A cidade de Sochi localiza-se no sudoeste da Rússia, às margens do Mar Negro. Com temperaturas mais amenas que o restante do território russo, a cidade tem ganhando o interesse de russos que desejam alternativas ao clima frio do país. O interesse dos visitantes pela cidade consolidou-a como um polo de atração de pessoas e investimentos, que viram na cidade uma oportunidade de lucros associados ao turismo esportivo e comercial. A cidade passou a receber grandes eventos nos últimos anos, como as Olimpíadas de Inverno, Copa das Confederações, corridas da Fórmula I, entre outros.

→ Rostov

Rostov
Rostov está localizada às margens do Rio Don
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

A cidade de Rostov localiza-se no sul da Rússia, às margens do Rio Don. É a capital administrativa de um distrito federal russo de mesmo nome. Conhecida também como Rostov-do-Don, a cidade possui população estimada em 1.100.000 habitantes.

Ocupando a faixa latitudinal mais inferior da Rússia, a cidade de Rostov possui uma das maiores temperaturas médias do país, em torno de 10 ºC. O mês mais quente do ano é julho, quando as temperaturas aproximam-se dos 24ºC. O período mais frio do ano é janeiro, quando as temperaturas caem para -4,2ºC.

O comércio da cidade desenvolveu-se a partir da agricultura, processamento de alimentos e indústria pesada. Recentemente, passou a ser, junto à cidade de Bataysk, um polo da indústria bélica russa, com a produção de helicópteros e equipamentos destinados a essas aeronaves.

→ Kaliningrado

kaliningrado
Kaliningrado está isolada do restante da Rússia
Crédito: Konstantin Tronin / Shutterstock

A cidade de Kaliningrado é um exclave russo, ou seja, um território totalmente apartado da Rússia, situado na fronteira entre a Polônia e a Lituânia. Esse território possui 15.100 km² e uma população próxima a um milhão de habitantes.

O fato de ser uma extensão do território russo, mas totalmente desconectado do país continental, gera um sentimento de não pertencimento entre aqueles que vivem em Kalingrado, que se veem muito mais próximos da União Europeia do que efetivamente de Moscou, da qual distam cerca de 1258 km.

→ Kazan

Kazan
Vista aérea do Kremlin de Kazan
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

A cidade de Kazan localiza-se na porção central da Rússia Ocidental e dista aproximadamente 825 km da capital, Moscou. Ela é considerada a terceira cidade mais importante da Rússia e é também a capital do Tataristão, uma republica autônoma da Rússia (equivalente a um estado no Brasil).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecida como a cidade mais islâmica da Rússia, a cidade de Kazan destaca-se pelo pluralismo religioso e pela convivência pacífica entre as variadas religiões.

→ Volgogrado

Volgogrado
Escultura Mão-Pátria e a cidade de Volgogrado ao fundo
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

A cidade de Volgogrado localiza-se às margens do rio Volga, na porção russa entre Ucrânia e o Cazaquistão. Sua extensão territorial é de aproximadamente 860 km², e sua população possui pouco mais de um milhão de habitantes.

O nome da cidade é uma derivação do nome do Rio Volga, que a perpassa. O fato mais curioso sobre essa cidade foram as alterações de nome que recebeu ao longo do último século. Inicialmente, a cidade era conhecida como Tsaritsin. Em 1925, a cidade teve seu nome alterado para homenagear o líder soviético Josef Stalin, passando a se chamar Stalingrado. Em 1961, passou a ser chamada de Volgogrado.

→ Samara

Samara
Cidade de Samara possui em Museu Aeroespacial
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

A cidade de Samara localiza-se no sudoeste da Rússia, próximo ao Cazaquistão, às margens do rio Volga. Sua distância em relação à capital Moscou é de 1.068 km.

Com uma população de aproximadamente 1,14 milhão de habitantes, a cidade de Samara é considerada o principal centro aeroespacial da Rússia. Da cidade partiu a nave Vostok, que levava a bordo o primeiro homem a fazer uma viagem espacial – o russo Yuri Gagarin. Outra curiosidade da cidade de Samara é que ela abriga a maior praça da Europa, a praça Kuybychev, com 174.000 m².

→ Ecaterimburgo

Ecaterimburgo
Estádio de Ecaterimburgo tem capacidade para 45 mil pessoas
Crédito: Maykova Galina / Shutterstock

Ecaterimburgo está situada na fronteira da Europa e Ásia, a 1.667 km a leste de Moscou, na porção leste dos Montes Urais, sobre o rio Iset. Possui aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, distribuídos em uma área de 468 km². A cidade também é conhecida como a “Janela da Ásia” e é também a cidade-sede da Copa do Mundo mais distante de Moscou.

O principal fato histórico que marcou a cidade foi o assassinato da Família Romanov, à qual pertencia o czar Nicolau II. Após o insucesso na guerra contra o Japão e queda do czar, ele e sua família foram obrigados a se refugiar em Ecaterimburgo sob pretexto de proteção contra insurreições populares. Na madrugada de 17 de julho de 1918, oficiais do Exército Vermelho, a mando do líder Vladmir Lenin, invadiram a casa e executaram todos a tiros. No lugar, como homenagem, construiu-se a "Igreja do Sangue”, como é conhecido o principal ícone de Ecaterimburgo. Toda a família Romanov foi canonizada pela Igreja Ortodoxa.

→ Saransk

Saransk
Catedral de Saransk é um dos pontos turísticos da cidade

Saransk é a capital da República da Mordóvia. Está localizada na bacia hidrográfica do Rio Volga, nas margens dos rios Saranka e Insar, a uma distância de aproximadamente 630 km a leste de Moscou. A cidade possui uma área de 71,5 km² e uma população estimada em 300.000 habitantes.

Um fato curioso observado na cidade de Saransk refere-se a sua redução populacional, decorrente dos movimentos migratórios após o fim da URSS. Durante o período áureo da República Socialista, a cidade recebeu volumosos investimentos e constituiu-se como um importante centro de produção de material bélico. Após a queda da URSS, as grandes indústrias tornaram-se obsoletas e muitas foram desativadas. Assim, houve a inversão do fluxo migratório, com foco agora em outras regiões com maior potencial de renda e empregabilidade, causando o decréscimo populacional na cidade.

→ Níjni Novgorod


Estádio em Níjni Novgorod foi construído para receber 45 mil torcedores
Crédito: LeniKovaleva / Shutterstock

Níjni Novgorod é uma cidade da Rússia situada às margens dos rios Volga e Oka. Possui cerca de 1,3 milhão de habitantes, distribuídos em uma área de 460 km².

A cidade de Níjni Novgorod foi importante para o regime da URSS por causa do desenvolvimento de pesquisas ligadas a armas nucleares durante a Guerra Fria. A cidade era amplamente vigiada e não se permitia a entrada de estrangeiros.

Por Hugo Mota
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Hugo Mota Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOTA, Hugo. "Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia (2018)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/cidades-sede-copa-mundo-na-russia-2018.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante