Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Copa América de 2011

A edição de 2011 da Copa América será realizada na Argentina, com data entre os dias 1 a 24 de julho. Os países participantes são os dez sul-americanos mais o México e a Costa Rica. A competição é organizada em três grupos, sendo que cada um possui quatro participantes.

Copa América 2011 - Campeonato realizado na Argentina
Copa América 2011 - Campeonato realizado na Argentina
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A sede escolhida para a edição de 2011 da Copa América foi a Argentina, país quatorze vezes campeão desse torneio continental, com data entre os dias 1 a 24 de julho.

A competição inclui as seleções dos dez países sul-americanos e convida mais duas seleções para participarem do campeonato. Além de Argentina, Colômbia, Brasil, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Uruguai, foram convidadas as seleções mexicana e japonesa para a disputa da Copa América 2011. No entanto, devido ao terremoto e, consequentemente, ao tsunami que atingiram o Japão no início do ano de 2011, o Japão optou por recusar o convite, repassado à Costa Rica posteriormente.

A estrutura física argentina para o recebimento dos jogos conta com oito estádios, localizados em cidades diferentes: o “Estádio Monumental Núñez”, localizado em Buenos Aires, apresenta capacidade para 57.921 pessoas; o “Estádio Mario Alberto Kempez”, localizado em Córdoba, tem capacidade para 57.000 pessoas; o “Estádio 23 de Agosto”, localizado em San Salvador de Jujuy, tem capacidade para 23.000 pessoas; o “Estádio Ciudad de La Plata”, localizado em La Plata, tem capacidade para 53.000 pessoas; o “Estádio Malvinas Argentinas”, localizado em Mendonza, tem capacidade para 40.268 pessoas; o “Estádio Padre Ernesto Martearena”, localizado em Salta, tem capacidade para 20.408 participantes; o “Estádio del Bicentenário”, localizado em San Juan, tem capacidade para 25.000 pessoas; e o “Estádio Brigadier General Estanislao López”, localizado em Santa Fé, tem capacidade para 47.000 pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A competição está organizada em três grupos (A, B e C), e cada um deles possui quatro países participantes:

GRUPO A: Colômbia, Argentina, Bolívia e Costa Rica;
  GRUPO B: Brasil, Paraguai, Venezuela e Equador;
  GRUPO C: Chile, Uruguai, Peru e México.

Os sorteios que definiam as partidas realizadas na primeira rodada da competição resultaram no seguinte quadro (apresentado segundo a ordem dos jogos durante o torneio):

Após a primeira fase, segue a disputa das quartas de final da Copa América:

A semifinal é composta de apenas dois jogos:

A disputa de terceiro e quarto lugares se dá entre:

Os dois primeiros lugares disputarão, então, a grande partida final:


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "A Copa América de 2011"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/a-copa-america-2011.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante