Topo
pesquisar

Tipos de Ações

Economia e Finanças

PUBLICIDADE

Quando uma pessoa quer investir na bolsa de valores, os primeiros passos são: conhecer a empresa e a quantidade de capital que irá investir, além dos tipos de ações que o investidor irá optar. A respeito dos tipos de ações, existem as Ordinárias Nominativas (ON) e as Preferenciais Nominativas (PN).

As Ordinárias Nominativas (ON) são aquelas que possibilitam ao acionista, o direito de voto dentro da empresa. Embora as ações (ON) têm como principal foco proporcionar o direito de voto em assembléia, também proporcionam lucros: cerca de 10% menos do que os pagos às ações do tipo (PN). Esses tipos de ações geralmente são mais baratas, menos procuradas e por serem dificilmente negociadas por seus donos, possuem uma pequena liquidez.

Diferentemente das ações (ON), as do tipo Preferenciais Nominativas (PN) visam somente o lucro da empresa, sem a participação e nenhum controle direto do acionista sobre a mesma. Essas ações oferecem prioridades no recebimento exclusivamente de dividendos e lucros, sendo que em caso de dissolução da empresa, há um reembolso de capital dado ao investidor. Embora os portadores dessas ações não tenham direito a voto, se a empresa deixa de pagar os dividendos mínimos por três anos, eles passam a ter.

Economia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Tipos de Ações"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/economia/tipos-acoes.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA