Topo
pesquisar

Contabilidade

Economia e Finanças

PUBLICIDADE

Muitas pessoas atribuem conceitos errôneos à contabilidade. A maioria absoluta da população ainda crê que contabilidade é sinônimo de burocracia, pagamento de tributos governamentais e que serve para exercer as obrigações perante as leis que regem o sistema econômico. No entanto, essa não é a verdadeira função desta ciência.

Se pegarmos a palavra-chave “contar”, encontramos três sentidos no dicionário: mensurar algo em números, comunicar algo para outra pessoa e confiar, no sentido de contar com alguém. A contabilidade possui todas estas funções. Ela mensura, ou seja, fornece os dados e números relativos a tudo que se passa na organização; comunica, já que além de contabilizar os fatos, também serve para condensar os mesmos e comunicá-los; e é confiável, pois além de captar os dados, testa a veracidade dessas informações. O objetivo maior da contabilidade é fornecer informações a respeito do patrimônio da empresa, já que isso é de suma importância no processo de decisão.

Por isso, a contabilidade é uma ferramenta dinâmica e eficiente no sentido de ser um apoio fundamental ao tomador de decisão. É preciso eliminar os estereótipos criados: burocracia, cálculos tributários intermináveis e desgastantes. Um investidor externo, por exemplo, irá tomar a decisão de investir em uma empresa de acordo com os relatórios feitos pelos contadores. Se eles indicarem que a empresa está estável, ele investirá; caso contrário, não irá jogar dinheiro fora. Portanto, é necessário que o estudante de contabilidade, antes de tudo, saiba da verdadeira função desta eficiente ferramenta chamada contabilidade.

Economia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Contabilidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/economia/contabilidade-economia.htm>. Acesso em 02 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA