Topo
pesquisar

Conta Corrente

Economia e Finanças

PUBLICIDADE

Uma conta corrente (CC, sigla da conta corrente) é um demonstrativo de transações financeiras e que serve para controle de operações monetárias ou transações comerciais de um determinado período.

Uma conta corrente na prática, é um estilo de conta onde o cliente bancário poderá realizar empréstimos, utilizar limite (caso seja conta especial), pedir cartões de crédito e ter algumas operações que somente o tipo de conta corrente lhe permite fazer.

A conta corrente pode ser de dois tipos: Conta Corrente Simples (sem juros) ou Conta Corrente Especial (com juros).

A conta corrente Simples é aquela que o cliente bancário não possui limites, portanto são cobrados dela apenas a manutenção da conta bancária, cartões de crédito (se for o caso) e outros serviços vigentes de acordo com cada banco.

A conta corrente Especial é aquela que o cliente bancário possui limites, portanto são cobrados dela, taxas de manutenção da conta, cartões de crédito (se for o caso), cestas de serviços (se for o caso) e outros serviços vigentes de acordo com cada banco.
Além disso, a conta especial é aquela que se contam os juros sobre as diversas parcelas de débito e crédito, ou seja, quando você pega o limite de sua conta, o banco cobrará o valor emprestado mais os juros, calculando-os desde seu vencimento até a data de depósito ou pagamento.

Importante!

Segundo uma matéria no Poupaclique.ig.com.br, muitas pessoas retiram todo dinheiro de uma conta corrente esperando que ela seja cancelada, mas não é bem isso que acontece.

Uma conta corrente possui despesas, sendo assim se você zerar o saldo de sua conta, sua conta ficará com valores negativos e isso poderá causar prejuízos para você.

Quando você decidir encerrar uma conta corrente, solicite ao banco o fechamento de sua conta, verifique se todos os cheques foram compensados, devolva talões de cheque e seus cartões de créditos.
Mas, faça isso tudo por escrito para você não ter dor de cabeça depois.

Veja Mais - Conta Poupança

Economia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA