Topo
pesquisar

Subnutrição

Doenças e patologias

A subnutrição é um grave problema que afeta países desenvolvidos e subdesenvolvidos, provocando diversas doenças e até a morte.
PUBLICIDADE

Infelizmente, a subnutrição é um problema muito sério que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, sejam elas residentes em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. A subnutrição pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos.

A alimentação deficiente ocorre com pessoas que baseiam a sua dieta alimentar apenas em carboidratos e gorduras, sendo essa alimentação muito pobre em frutas, verduras e proteínas como a carne. Essa alimentação deficiente mata a fome, mas não fornece os elementos essenciais, como vitaminas e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo.

A ingestão de alimentos em quantidade menor do que a necessária faz com que o organismo gaste suas reservas de gordura para manter o metabolismo do corpo, levando à subnutrição.

O baixo consumo de nutrientes essenciais à vida, como vitaminas e sais minerais, pode acarretar o aparecimento de inúmeras doenças, como raquitismo, escorbuto, dores de cabeça, osteoporose, cegueira-noturna, e outras, sendo que a subnutrição é uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.

Dentre os fatores que agravam o problema da subnutrição, podemos citar alguns como:

- aumento da população;

- má distribuição de renda;

- precários sistemas de distribuição de alimentos;

- desastres naturais;

- baixa escolaridade;

- falta de água e áreas disponíveis para agricultura.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Subnutrição"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/subnutricao.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA