Topo
pesquisar

Rotavírus

Doenças e patologias

O rotavírus é um vírus responsável por uma infecção que pode causar desidratação intensa e até mesmo morte em suas formas graves.
O rotavírus é um vírus responsável por desencadear uma doença diarreica
O rotavírus é um vírus responsável por desencadear uma doença diarreica
PUBLICIDADE

A infecção por rotavírus, também chamada de rotavirose, é um doença viral bastante conhecida e que acomete principalmente crianças. Essa infecção causa diarreia, que na forma mais grave leva várias crianças à morte todos os anos. Estima-se que, anualmente, cerca de 1,8 milhão de crianças com até cinco anos morram em decorrência da diarreia. Desses casos, 600 mil são atribuídos ao rotavírus.

→ O que é o rotavírus?

Rotavírus é um vírus da família Reoviridae, do gênero rotavírus, que causa diarreia em pessoas infectadas. Esse vírus de RNA é altamente infectante e apresenta uma morfologia esférica, ou seja, de forma arredondada, com simetria icosaédrica (estrutura com 20 faces). Atualmente, podemos classificar o rotavírus em sete grupos, que recebem a denominação de A, B, C, D, E, F e G. Desses grupos, apenas os vírus dos tipos A, B e C são capazes de infectar o homem. O grupo A é responsável por cerca de 95% das infecções.

→ Como o rotavírus pode ser contraído?

O rotavírus é contraído pela via fecal-oral, isto é, pela ingestão de água e alimentos contaminados e pelo contato com objetos contaminados ou com pessoa doente. Nas fezes de crianças infectadas, existe uma grande quantidade do vírus, por isso, deve-se ter cuidado durante o manuseio para a limpeza.

→ Infecção por rotavírus é grave?

A infecção por rotavírus pode apresentar diferentes sintomas. Em algumas pessoas, essa doença é assintomática e, em outras, é leve, com uma diarreia líquida de pouca duração. Na forma mais clássica, a infecção pode apresentar um quadro abrupto de vômitos, geralmente intensos, e febre alta (em média, 39ºC), além de diarreia de carácter explosivo, aquosa e de aspecto gorduroso, com várias evacuações durante o dia. Vale destacar que esses quadros merecem atenção, pois, dependendo da intensidade, a doença pode causar desidratação e até mesmo morte, principalmente em crianças.

→ O que fazer em caso de infecção por rotavírus?

Apesar de o quadro de diarreia ser considerado simples pelos mais leigos, é necessário lembrar que as doenças diarreicas são a segunda causa de morte de crianças com menos de cinco anos no mundo. Dessa forma, são fundamentais o tratamento e o acompanhamento desse problema de saúde.

A principal forma de tratar essa infecção é evitar a desidratação e os distúrbios hidroeletrolíticos (perdas consideráveis de importantes sais, como sódio e potássio), uma vez que a doença tende a curar-se de maneira espontânea. Recomenda-se manter uma dieta normal e a hidratação oral. Não se deve utilizar antimicrobianos, tampouco antidiarreicos.

→ Como pode ser feita a prevenção contra o rotavírus?

Para prevenir-se contra a infecção por rotavírus, algumas medidas devem ser tomadas, principalmente em relação à higiene. Veja a seguir algumas dicas de prevenção:

  • Manter em dia a vacinação de crianças com menos de seis meses;

  • Garantir o aleitamento materno para aumentar a resistência das crianças contra a diarreia;

  • Lavar sempre as mãos após ir ao banheiro, antes de alimentar-se, ao preparar alimentos e ao amamentar;

  • Lavar bem utensílios que são utilizados na preparação de alimentos;

  • Manter a cozinha sempre limpa;

  • Beber apenas água tratada, fervida ou filtrada;

  • Não beber água de rios, lagos e lagoas;

  • Fazer o descarte correto do lixo;

  • Não evacuar em locais inadequados, como nas proximidades de cursos de água.


Por Ma.Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Rotavírus"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/rotavirus.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

A diarreia caracteriza-se pelo aumento da frequência de evacuações
Saúde na escola Diarreia
Estrutura básica de um Vírus
Biologia Vírus
A diarreia pode causar desconforto abdominal
Saúde e Bem-estar Diarreia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA