Topo
pesquisar

Pólipos nas pregas vocais

Doenças e patologias

Dois pólipos localizados nas pregas vocais
Dois pólipos localizados nas pregas vocais
PUBLICIDADE

As pregas vocais podem apresentar lesões contendo sangue, denominadas pólipos. De caráter benigno, as principais causas de sua ocorrência são o esforço vocal – sussurrar, falar muito alto, falar demasiadamente quando gripado, pigarrear, tensionar certas sílabas, etc. - e o tabagismo. Acredita-se que processos alérgicos e refluxos gastroesofágicos também podem propiciar este quadro.

Ocupando área variável e apresentando-se solitários ou em conjunto, são de massa lisa, gelatinosa e translúcida. Atingem as mais diversas faixas etárias, em ambos os sexos. A rouquidão é um de seus sintomas, já que tais formações atrapalham a vibração normal das pregas vocais. Irritação e presença de muco também podem indicá-los.

A presença destes fatores associados, com duração de mais de dez dias, requer a análise das cordas vocais por um médico otorrinolaringologista. Este examinará as cordas vocais com auxílio de um espelho, e poderá solicitar uma biópsia, a fim de descartar um possível câncer. Caso seja confirmada a presença de pólipos, o tratamento poderá ser feito com o uso de corticoides ou cirurgia, em casos mais avançados.

É importante, também, que o paciente tenha um acompanhamento com o fonoaudiólogo, a fim de se informar sobre os cuidados que deve ter com sua voz e aplicar tais conhecimentos em seu dia a dia.

Não fumar, não ingerir álcool em excesso, não falar enquanto pratica exercícios físicos, não ingerir derivados do leite e chocolate antes de usar intensivamente a voz, evitar ambientes empoeirados e/ou com cheiros fortes, articular as palavras, falar pausadamente e ingerir bastante líquido; são algumas medidas capazes de promover a saúde de suas cordas vocais!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Pólipos nas pregas vocais"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/polipos-nas-cordas-vocais.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA