Topo
pesquisar

Hipocondria

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

Uma pessoa hipocondríaca apresenta medos e preocupações fortes com a idéia de ter uma doença grave. As idéias surgem normalmente por alguma sensação que a pessoa sente no organismo insignificativas. Essa pessoa então passa a procurar intensamente um médico e serviços de saúde para que possa ter certeza de que não tem uma doença grave.

Uma pessoa hipocondríaca mesmo fazendo exames e os mesmos dando resultados negativos, acha que os mesmos podem estar errados e continuam numa busca incessante para ter certeza de que não existe uma doença grave.

Normalmente, uma pessoa hipocondríaca se sente incompreendida pelos familiares e principalmente pelo médico pelo fato de sempre achar que tem uma doença grave e que o médico não entende ou não acredita no que está sentindo.

Até os dias atuais não se conhece medicamentos capazes de ajudar uma pessoa hipocondríaca até porque essa pessoa não se acha doente psicologicamente e não permite uma ajuda psiquiatra para que estude mais detalhadamente as características da doença.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Hipocondria"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/hipocondria.htm>. Acesso em 07 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Rui De Oliveira Limasábado | 05/09/2015 16:39Hs
    A hipocondria é nada de isto não kakaka Hipocondria é ser influenciável. Se houve falar de doença fica logo dizendo que também tem. Que vive pensando que as doenças de seus familiares são as suas porque para essas pessoas (usar a frase «na cabeça de essas pessoas» se calhar é muito forte) tudo é genético ou hereditário Que tomam remédio/medicamento «só porque», houvem que faz sentir bem e sem sentido pegam e tomam. Também conhecido por "engravidar de ouvido" ou "gravidez por simpatia".
  • Deise Marlene Gouveia Andradedomingo | 02/11/2014 17:10Hs
    Ótimo Ótimo texto, simples e objetivo
  • João Henrique Kaspareitquarta-feira | 07/05/2014 01:17Hs
    O texto explica muito bem o que uma pessoa que possui a doença tem. Mas achei que faltaram dicas, por exemplo (no meu caso): : Se você acha que sofre da doença, ou tem algum familiar, converse com ele ou mostre este texto para poder ajudar.", ou, "Repasse este texto para as pessoas, as vezes, muitos casos sem solução podem ser motivos de hipocondria.". Mas é só isso mesmo, o texto está muito bom e bem explicativo!
  • Samarasexta-feira | 24/01/2014 03:29Hs
    Medo é isso que eu tenho, medo de morrer, de ter uma grande doença e não conseguir vencer ela, Já passei por muitas coisas antes disso, tentei o suicídio, tomei vários remédios, só que agora tô com essa dor que machuca bastante, apesar de tudo eu não contei os sintomas para os meus pais, eles acham que isso é uma fase, coisa de adolescente, só que já passou bastante tempo e eu continuo apresentado medos e incertezas, eu tento não pensar nisso, só que o medo é maior que minha capacidade de enfrentar o problema eu peço á vocês que me ajudem, porque viver á vida dessa forma nenhum ser humano merece...
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA