Topo
pesquisar

Glaucoma

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão ocular. Uma vez que provoca lesões no nervo óptico, compromete a visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira na população mundial.

Na maioria dos casos, a doença é assintomática no seu início e é mais frequente em pacientes:

- com idade acima de 40 anos;

- portadores de diabetes;

- com glaucoma no histórico familiar;

- míopes, com lentes acima de 6°;

- de raça negra (a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos);

- que já sofreram trauma ocular ou doenças intraoculares.

O diagnóstico é feito via exame oftalmológico. Analisam-se: a acuidade visual, para detectar alterações na visão; a pupila, para detectar possíveis lesões nas vias ópticas; o interior e o exterior dos olhos, com uso de lâmpada de fenda; a pressão intraocular, com exame denominado tonometria; a aparência do nervo óptico via fotografia, medindo sua escavação e possível palidez; e o campo visual, para confirmar se há alguma perda.

Apesar de consistir em várias etapas, o exame é simples e indolor.

O tratamento consiste em uso de colírios e tratamento de distúrbios que possam ser responsáveis pelo aumento da pressão ocular. O glaucoma crônico pode ser controlado por meio de medicações, cirurgias de incisão ou raios laser, caso não haja sucesso no uso do colírio.

Comprimidos podem causar perda de potássio e, nestes casos, uma dieta rica em alimentos como frutas secas, agrião, rabanete, tomate, batata e carnes magras podem driblar este problema.

Caso se enquadre em algum dos casos citados acima (idade acima de 40 anos, portadores de diabetes...), é importante a visita ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Glaucoma"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/glaucoma.htm>. Acesso em 27 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA