Topo
pesquisar

Gangrena gasosa

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

Gangrena gasosa é uma infecção causada por bactérias do gênero Clostridium. Esse gênero contém cerca de 150 espécies que possuem como hábitat natural o solo e o intestino. Em 80% dos casos a espécie Clostridium perfringens, bacilo esporulado que só produz esporos em condições especiais, é a responsável pela gangrena gasosa, além de produzir toxinas que são letais aos animais e uma enterotoxina causadora de diarreia para o ser humano. Outras espécies também são agentes causais da gangrena gasosa, como C. septicum, C. novyi tipo B, C. sordelli, C. histolyticum, C. fallax, C. bifermentans.

Mionecrose ou edema maligno, como também é conhecido, é o processo de necrose do músculo. É uma infecção que progride rapidamente, destruindo os músculos em razão de sua toxicidade, e pode causar a morte. Geralmente ocorre após algum ferimento na pele ou nas membranas mucosas, cirurgia, punções venosas, deficiência dos vasos ou infecção decorrente de outros micro-organismos.

Seus sintomas envolvem dor e inchaço na região afetada, gás nos tecidos e destruição dos mesmos; além de febre, sudorese, ansiedade, baixa da pressão sanguínea. Há também mau cheiro em virtude do gás acumulado e da putrefação da matéria orgânica.

Algumas espécies produzem toxinas, que levam o paciente à confusão mental, perturbação respiratória, emagrecimento rápido, palidez, pulso intermitente, coloração amarelada.

Seu diagnóstico é feito pela visualização de edema, descoloração do tecido, vesículas hemorrágicas, evidência de gás no tecido ou por meio de verificação das bactérias no microscópio com a retirada de substância do processo inflamatório.

O tratamento é efetuado pela retirada do tecido necrosado, administração de antibióticos, terapia hiperbárica, que envolve a inalação de oxigênio puro com aumento da pressão ambiente dentro de uma câmara hiperbárica, a fim de aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos.

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças Causadas por Bactérias - Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Gangrena gasosa "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/gangrena-gasosa.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA