Topo
pesquisar

Furúnculo

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus. Ocorre em diversos locais, mas está mais sujeito a surgir em regiões onde há maior transpiração e/ou fricção, como axilas, virilha, nádegas e pescoço. Assim, o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem sua manifestação.

Ao entrar no folículo, a bactéria se dissemina e forma essa lesão bastante dolorosa, que terá seu tamanho variável, de acordo com a profundidade do folículo afetado. Ela é endurecida, quente e possui superfície avermelhada. Seu centro, de tom amarelo, é resultado da necrose da região central da infecção, chamada popularmente de “carnegão”.

Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após esse episódio, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida. Não é recomendado que se esprema a lesão, já que essa atitude pode permitir que as bactérias entrem na corrente sanguínea e infectem outras regiões, como ossos e coração; ou pode propiciar a furunculose: vários furúnculos em região próxima.

O uso de antibióticos locais ou sistêmicos, prescritos pelo dermatologista, e aplicação de calor por meio de compressas secas e quentes são medidas que aceleram o fim dessa inflamação. Drenagem da lesão só é feita quando esta está muito grande, com indicação médica.

A prevenção consiste em manter a pele limpa, lavar frequentemente as mãos e utilizar roupas, toalhas e roupas íntimas em bom estado higiênico.

 O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Furúnculo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/furunculo.htm>. Acesso em 24 de julho de 2016.

A miíase furunculoide é ocasionada em virtude da penetração de larvas de Dermatobia hominis na pele
Saúde e Bem-estar Berne
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA