Topo
pesquisar

Dez dicas para se preparar para o Vestibular ou Enem

Dicas de Estudos

Para ter sucesso nos estudos para o vestibular, é preciso estar atento a alguns detalhes para não perder o foco.
PUBLICIDADE

Para se dar bem nas provas de vestibular ou mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que os candidatos preparem-se com antecedência. Por isso, é importante a dedicação de um bom tempo de estudos durante todo o ano.

O fim do Ensino Médio e a preparação para entrar para a faculdade podem ser um momento estressante na vida de um aluno. No entanto, a devida organização do tempo e das atividades pode deixar esse período mais tranquilo. Seja individual, seja em grupo, a disciplina durante o tempo de preparação é, sem dúvidas, o item mais importante na rotina de um estudante.

Na tentativa de facilitar os estudos, o Brasil Escola elencou dez dicas para quem está se preparando para o Vestibular e Enem. Confira:

1. Conheça o Edital do Vestibular e o Conteúdo Programático das provas

Com alguns meses de antecedência, as instituições divulgam os documentos que regem suas seleções. É obrigação do candidato conhecer o Edital e, especialmente, o Manual do Candidato, quando houver. Nesses documentos estão, além das orientações para as provas, o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma de atividades previstas.

2. Organize um cronograma de estudos

Sabendo o que deve cair na prova, é hora de programar os horários de estudos. É preciso prever quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e ser disciplinado, cumprindo as horas estipuladas. O estudante pode, por exemplo, dividir as matérias por dias: na segunda-feira, matemática; na terça, história, e assim por diante.

3. Priorize as matérias que você tem mais dúvidas

Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias.

4. Dedicação

Se vai estudar sozinho ou nas aulas de um cursinho pré-vestibular, não importa. O que conta é o nível de empenho que vai existir. Nas aulas, o ideal é que o estudante não falte; em casa, é preciso ter concentração para cumprir a rotina.

5. Estude em grupos

Mesmo frequentando cursinho ou com um cronograma de estudos próprio, alguns professores acham interessante o estudo em grupos, desde que exista uma organização. A técnica de estudar em conjunto estimula os estudantes a trabalharem em equipe, além de favorecer o respeito ao outro. Outra vantagem do estudo em grupo é que todo mundo se ajuda.

6. Faça as provas de exames anteriores

Testar os conhecimentos é tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos. O Brasil Escola disponibiliza provas anteriores de diversas universidades e do Enem.

7. Treine a redação

Outra possibilidade de treino é por meio das redações. O peso desta prova em algumas seleções é grande, por isso, é preciso estar bem preparado. Veja quais são as modalidades cobradas na prova que pretende fazer e teste suas argumentações. Se precisar de correção, o Brasil Escola também te ajuda. Envie seu texto para nosso Banco de Redações e veja os principais apontamentos.

8. Mantenha-se atualizado

É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualidades para entender alguns assuntos que podem cair nas provas, inclusive na redação.

9. Procure fontes alternativas

Se o estudo com livros ficar massante, é possível buscar uma fonte alternativa de pesquisa. A internet pode ajudar nesse aspecto, desde que não substitua totalmente o contato com as principais bibliografias. Sair da rotina de estudos nas fontes tradicionais é um risco que se corre de perder o foco na proposta inicial, por isso, é essencial manter a disciplina.

10. Cuide da saúde

Ninguém consegue se dar bem em nenhum trabalho se estiver doente, então, o cuidado com a saúde é outro aspecto fundamental dos estudos: faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo nos últimos dias, quando a tensão aumenta.


Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BATISTA, Rafael. "Dez dicas para se preparar para o Vestibular ou Enem"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/dez-dicas-para-se-preparar-para-vestibular-ou-enem.htm>. Acesso em 28 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA