Topo
pesquisar

05 de Setembro – Massacre de Munique

Datas Comemorativas

O chamado Massacre de Munique ocorreu nesta cidade alemã em 05 de setembro de 1972, quando ocorriam os jogos olímpicos daquele ano.
Poster do filme “Munich”, Steven Spilberg, Universal Pictures, 2005
Poster do filme “Munich”, Steven Spilberg, Universal Pictures, 2005
PUBLICIDADE

Da década de 1970 para cá, os grandes eventos esportivos vêm adotando sofisticados e complexos sistemas de segurança. Tanto as olimpíadas como a Copa do Mundo de Futebol ou até eventos de porte menor contam com pensamento estratégico de segurança e equipes treinadas e preparadas para as mais diversas eventualidades. Um dos principais treinamentos dessas equipes está ligado ao antiterrorismo. A razão para tudo isso está no acontecimento de 05 de setembro de 1972, nas Olimpíadas de Munique, acontecimento esse que ficou conhecido como “Massacre de Munique”.

O Massacre de Munique consistiu em uma operação terrorista perpetrada pelo grupo palestino Setembro Negro. Oito membros dessa associação terrorista penetraram os domínios da Vila Olímpica de Munique e renderam nove membros da delegação israelense que estavam preparados para participar dos jogos. A principal exigência feita pelos terroristas consistia na libertação de 200 prisioneiros palestinos de prisões israelenses. Esse pedido foi negado pela premiê israelense, Golda Meir.

Os terroristas exigiram das autoridades alemãs um avião que seria usado para ir até a cidade do Cairo, no Egito. O avião foi concedido, mas terroristas e reféns foram conduzidos de helicóptero para a base aérea de onde o avião partiria. Após inspecionarem o avião, os terroristas foram surpreendidos pela polícia alemã, que os alvejaram com balas. O ataque da polícia fracassou, e um dos terroristas lançou uma granada sobre o avião onde estavam os nove reféns. Com a explosão do avião, todos os reféns e também o piloto foram mortos.

O Setembro Negro formou-se na Palestina em 1970. Muitos de seus membros tinham associação direta com a Organização para Libertação da Palestina (OLP), comandada por Yasser Arafat. Os palestinos optaram pela via terrorista após terem perdido vários combates, tanto para Israel quanto para a Jordânia.

A partir de 1972, a Mossad (serviço secreto israelense) foi autorizada pela ministra Golda Meir a executar a chamada Operação Cólera de Deus, que consistia em desmantelar toda a rede do Setembro Negro espalhada pela Europa, procurando e assassinando os seus líderes, no tipo de ação que ficou denominada como “contraterrorismo”.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "05 de Setembro – Massacre de Munique"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/jogos-olimpicos-munique1972.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA