Topo
pesquisar

23 de outubro – Dia da Força Aérea Brasileira

Datas Comemorativas

O Dia da Força Aérea Brasileira, assim como o Dia do Aviador, é comemorado em 23 de outubro, data que remonta ao dia em que Santos Dumont alçou voo com o 14-Bis.
Acima, o símbolo (a avestruz) e o lema (“Senta a pua!”) da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra
Acima, o símbolo (a avestruz) e o lema (“Senta a pua!”) da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra
PUBLICIDADE

Aos 23 dias do mês de outubro, comemora-se o Dia da Força Aérea Brasileira, bem como o Dia do Aviador. Nessa data, foi realizado, em 1906, o primeiro voo bem-sucedido do inventor Santos Dumont, a bordo de seu 14-Bis, em Paris. Dumont conseguiu um voo de 70 metros de altura, provando a capacidade de dirigibilidade de um aeroplano. Somada à façanha de Santos Dumont, a criação da FAB (Força Aérea Brasileira), no contexto da Segunda Guerra Mundial, também endossa a comemoração do dia 23.

A FAB foi criada em 20 de janeiro de 1941, juntamente ao Ministério da Aeronáutica, na época do então “Estado Novo”, comandado por Getúlio Vargas. O objetivo do governo Vargas era unificar as já existentes aviações militar e naval e torná-las mais sofisticadas e organizadas. Joaquim Pedro Salgado Filho foi o primeiro homem a chefiar esse Ministério. Com a criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB, o Brasil investiu pesado na criação de infraestrutura, como bases aéreas.

O uso dos primeiros aviões da FAB teve caráter de patrulha das costas marítimas. Em 1941, o Brasil ainda estava neutro em relação à Guerra, mas mesmo assim as recém-criadas bases aéreas foram utilizadas pelos americanos. Em 1942, submarinos nazistas torpedearam navios mercantes brasileiros, o que forçou o Brasil a entrar na guerra ao lado dos americanos e demais aliados. Os primeiros aviões da FAB começaram seus primeiros combates contra os submarinos alemães. Depois, esquadras inteiras foram enviadas para a guerra na Europa.

Antes de serem enviados para o combate, os oficiais da aeronáutica brasileira receberam treinamento dos americanos, na base de Água Dolce, no Panamá. Cerca de 350 homens participaram do treinamento. Em setembro de 1944, foi formado o I Grupo de Caça, que passou a fazer parte da Força Aérea do Mediterrâneo, que lutou no sul da Europa.

É curioso notar que o símbolo da Força Aérea Brasileira, à época da Segunda Guerra, era o desenho de uma avestruz empunhando um revólver e uma espécie de escudo com o cruzeiro do sul estampado. Abaixo do desenho, há a expressão: “Senta a pua!”, que remete à imagem de um ferrão, de uma espora aguda. Esse símbolo foi elaborado pelo capitão aviador Fortunato Câmara de Oliveira, que também era cartunista, e ficava estampado nas aeronaves da FAB.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "23 de outubro – Dia da Força Aérea Brasileira"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-forca-aerea-brasileira.htm>. Acesso em 13 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA