Topo
pesquisar

Você sabe quem monitora e zela pela internet?

Curiosidades

PUBLICIDADE

Esta nova ferramenta, de conhecimento fácil e rápido, hoje é utilizada por todos, mas não sabemos como a rede funciona, quem mantém e organiza, além de monitorá-la. A Icann é uma corporação internacional não comercial de interesse público ou confidencial que possui a função de manter a segurança operacional da internet bem como sua honestidade e imparcialidade (da rede). Foi criada em 18 de setembro de 1998, na cidade de Marina Del Rey, Califórnia - EUA, para controlar o direito dos domínios registrados e os endereços do IP.

Também é responsável pela representação de comunidades globais e pela competição clara das mesmas. É responsável pelo DNS, ou seja, domínio dos nomes do sistema que foi criado para facilitar o acesso à internet como substituição dos endereços de protocolo de cada site. Desta forma, facilita a memorização do endereço de um site que a princípio seria uma seqüência numérica e hoje é um endereço, como: www.brasilescola.com

É responsabilidade dos governos e organizações internacionais que em parceria sustentam e monitoram a internet global para assegurar a veracidade dos sites ali contidos. Consegue atender a crescente demanda da rede se adaptando com novas tecnologias e mudanças.

Para tornar a internet um instrumento de fácil acesso e viável, a Icann firmou a competição de registros genéricos para reduzir os custos da internet para 80% a menos. Também coordenou guia de linhas que distribuem nomes de domínios para as mais diversas línguas existentes no mundo.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Você sabe quem monitora e zela pela internet?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/voce-sabe-quem-monitora-zela-pela-internet.htm>. Acesso em 28 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA