Topo
pesquisar

Programa Apollo

Curiosidades

PUBLICIDADE

Programa Apollo foi um ambicioso projeto de exploração espacial, idealizado pelo presidente americano John F. Kennedy e coordenado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), que resultou na chegada do homem à Lua, em 1969.

Sem dúvida, o projeto foi uma clara conseqüência da Guerra Fria. O mesmo era, na verdade, uma resposta à URSS, que foi capaz de colocar o primeiro homem em órbita, Yuri Gagarin. Os objetivos do programa de exploração espacial americano eram o de estabelecer a proeminência dos Estados Unidos no espaço e permitir a viabilização de seus interesses.

O lançamento das missões do projeto se iniciou em 1967. No entanto, logo na primeira delas, um incêndio dentro da cápsula no solo da espaçonave provocou a morte dos astronautas Gus Grisson, Edward White e Roger Chaffee. Essa foi a primeira grande tragédia do programa espacial americano.

Tal desastre causou o atraso de diversas missões do projeto, já que era preciso rever todos os procedimentos adotados.

Após novas excursões pela órbita da Terra, no ano de 1968, e testes do Módulo Lunar em órbita da Lua em 1969, o homem finalmente conseguiu chegar ao satélite natural da Terra em 20 de julho do mesmo ano. O Apollo 11 tinha como tripulantes Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, conhecido como o primeiro homem a pisar na Lua.

Após o incrível feito, o Programa Apollo enviou mais 6 missões ao espaço. Além de servir para provar a “superioridade” do modelo capitalista, o projeto foi bastante útil na exploração espacial e na ampliação do conhecimento sobre o sistema solar.

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Programa Apollo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/programa-apollo.htm>. Acesso em 25 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA