Topo
pesquisar

Programa Apollo

Curiosidades

O Programa Apollo foi o terceiro programa espacial desenvolvido pela NASA, nos EUA, e foi o responsável por levar o homem à Lua.
PUBLICIDADE
  • O que foi o Programa Apollo?

Terceiro projeto desenvolvido pela então recém-criada Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a NASA (National Aeronautics and Space Administration), o Programa Apollo foi responsável pela missão espacial tripulada que levou o homem à Lua em 1969. O astronauta Neil Armstrong, comandante da nave Apollo 11, foi quem primeiro pisou a superfície lunar.

O Programa Apollo nasceu em 1961 para suceder os programas Mercuy e Gemini, tendo esse primeiro desempenhado o papel de desenvolver as tecnologias e os recursos necessários para lançar naves tripuladas para fora da atmosfera terrestre, e o segundo, a missão de explorar os meios cabíveis de conduzir astronautas até a Lua. O Programa Apollo, portanto, coroou os esforços de seus antecessores.

  • Contexto da “corrida espacial”

A ambiência em que o Programa Apollo foi criado era a Guerra Fria, especialmente a chamada “corrida espacial”, termo usado para descrever a acirrada competição entre Estados Unidos e União Soviética pela “conquista do espaço sideral”. Essa competição acabava sendo uma forma de propaganda mundial dos avanços tecnológicos de cada modelo político-ideológico. A URSS saiu na frente, pois conseguiu colocar o primeiro homem fora da órbita terrestre. O feito ocorreu com o cosmonauta Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok 1. Não é de se admirar, portanto, que o Programa Apollo nasceu nesse mesmo ano.

  • Apollo 11 e a aterrissagem na Lua

Em 1968, o Programa Apollo conseguiu enviar a primeira nave tripulada para a zona de influência da órbita da Lua. Essa nave era a Apollo 8, que conseguiu orbitar o satélite natural da Terra. Esse foi o primeiro passo para o que seria feito no ano seguinte. Em 16 de julho de 1969, foi a vez de a nave espacial Apollo 11 ser lançada com o Módulo Lunar Eagle. A bordo estavam, além de Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Armstrong, como comandante da missão, foi o primeiro a sair e a pisar a Lua. Sua frase “é um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade” correu o mundo e tornou-se um emblema da conquista espacial. É importante ressaltar que cerca de 400.000 pessoas trabalharam para que a Apollo 11 fizesse a alunissagem (ato de pousar na lua).


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Programa Apollo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/programa-apollo.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA