Topo
pesquisar

Por que os Vidros dos Carros Embaçam em Dias Chuvosos?

Curiosidades

PUBLICIDADE

Ao sair de casa, em um dia chuvoso, o motorista procura primeiramente ligar o limpa vidros do carro para que possa enxergar, mesmo que haja um pouco de dificuldade.
No entanto, o limpa vidros não é suficiente para permitir uma boa visão ao motorista, pois os vidros embaçam e deixam de ser uma superfície transparente, tornando-se uma superfície translúcida.

As superfícies translúcidas não permitem que tenhamos uma visão coerente do que há depois delas, nos permitindo uma visão parcial.

Mas o que acarreta essa mudança no vidro do carro? Por que isso acontece em dias chuvosos?

As respostas para essas perguntas são simples. Em dias chuvosos, a temperatura no interior do carro geralmente é maior do que a de fora; as moléculas de água que se encontram vaporizadas no interior do carro são condensadas em razão da diferença de temperatura.

Quando as moléculas da água vaporizada (estado gasoso) são condensadas (Liquido) elas se agregam ao vidro, tornando-o translúcido, pois a superfície torna-se irregular.

Existem maneiras de evitar que esse fato ocorra: ligar o desembaçador, ligar o ar-condicionado e utilizar uma flanelinha para secar aos poucos o vidro por dentro, para que ele não atrapalhe a direção.

Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges De. "Por que os Vidros dos Carros Embaçam em Dias Chuvosos?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-os-vidros-dos-carros-embacam-dias-chuvosos.htm>. Acesso em 25 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA