Topo
pesquisar

O Maior Exoplaneta

Curiosidades

Exoplaneta são corpos celestes que não orbitam em torno do sol e nem fazem parte do nosso sistema.
Exoplaneta são corpos celestes que não orbitam em torno do sol e nem fazem parte do nosso sistema.
PUBLICIDADE

O TrES-4 é o maior exoplaneta (fora do sistema solar) conhecido até os dias atuais. Exoplaneta são corpos celestes que não orbitam em torno do sol e nem fazem parte do nosso sistema. Foi descoberto por pesquisadores da equipe Transatlantic Exoplanet Survey (TrES).

Encontra-se na Constelação de Hércules, numa distância de, aproximadamente, 1.400 anos-luz do planeta Terra. Gira em torno da estrela GSC0262000648 num período de três dias e meio, numa distância de apenas sete milhões de quilômetros.

É quase o dobro do tamanho de Júpiter, possui baixa densidade (0,2 gr/cm³), baixa força gravitacional, grande massa-densidade, temperatura de aproximadamente 1.327 graus e consegue ofuscar 0,1% da luz de sua estrela-mãe quando passa em sua frente. Por causa do seu grande tamanho, não é possível justificá-lo, pois os atuais modelos científicos que explicam o tamanho de planetas gigantes e superaquecidos não comportam este tipo de planeta. Portanto, não há explicação para este fenômeno.

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "O Maior Exoplaneta "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-maior-exoplaneta-fora-sistema-solar.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA