Topo
pesquisar

O hormônio que influi no ciclo menstrual

Curiosidades

PUBLICIDADE

Por que mulheres que trabalham juntas tendem a menstruar no mesmo período? Será que a convivência com outras mulheres faz seu ciclo menstrual ser comandado por feromônios? Mulheres que vivem em um mesmo ambiente têm TPM (Tensão pré menstrual) na mesma época?

Não é por acaso que isso acontece, existe uma explicação científica: estudos revelaram que os odores corporais, inclusive os axilares, afetam realmente os ciclos menstruais, estes odores são feromônios. A palavra feromônio deriva do grego e significa “que transmite excitação”. São substâncias que funcionam como mensageiros, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis.

Os feromônios são mensageiros químicos no ser humano, em vez de atuar no organismo do próprio indivíduo, eles agem na outra pessoa. Seria uma "comunicação química" entre os seres da mesma espécie. A substância responsável pela regulação do período das mulheres é o esteróide 5-a-androst-16-en-3-alfa-ol.

A maioria das mulheres que vivem com ou perto de outras mulheres ajustam o tempo do seu ciclo menstrual entre si. Este fenômeno é comum entre mulheres que trabalham bastante tempo juntas.

Um estudo recente expôs um grupo de mulheres em contato com o suor umas das outras. Isso fez com que os ciclos menstruais delas avançassem ou ficassem mais lentos para coincidir com o das colegas, essa foi uma prova de que as pessoas produzem e respondem aos feromônios. Mas é válido lembrar que este fenômeno só é válido para mulheres que tem o ciclo natural, ou seja, não há interferências de outros hormônios como os encontrados nas pílulas anticoncepcionais.

Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "O hormônio que influi no ciclo menstrual"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-hormonio-que-influi-no-ciclo-menstrual.htm>. Acesso em 28 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA