Topo
pesquisar

Influência da alimentação na TPM

Curiosidades

O tipo de alimentação pode influenciar os sintomas da TPM, pois alguns alimentos podem aumentá-los ou diminui-los.
PUBLICIDADE

Ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, inchaço em algumas regiões do corpo... Esses são sintomas clássicos que grande parte das mulheres costuma ter no período conhecido como tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre dias antes do início do ciclo menstrual. Será que tem como diminuir esses sintomas de forma natural? Sim! Alguns alimentos são de grande ajuda!

A nutricionista clínica Jordana Colombo, de Goiânia-GO, ressalta que alimentos que contêm cafeína aumentam a frequência cardíaca, o que causa a agitação e irritabilidade no período. Presunto, salsicha e peito de peru também não são indicados em virtude da grande quantidade de sal e conservantes na composição, os quais ajudam na retenção de líquidos no período em questão.

Por ser estimulante, o café não é indicado na TPM
Por ser estimulante, o café não é indicado na TPM

De acordo com Karin Honorato, nutricionista clínica e esportiva funcional, de Belo Horizonte, alimentos estimulantes, como refrigerantes à base de cola e cacau, estimulam o sistema nervoso, que, muitas vezes, já está desequilibrado. Alimentos refinados, como farinhas e arroz branco, aumentam a insulina no sangue, propiciando a compulsão por doces, diferentemente dos alimentos integrais, que ajudam a diminuir a ansiedade, a irritabilidade e o nervosismo.

O desejo de comer doces costuma aumentar durante a TPM, mas eles não são indicados pelas profissionais. “Alimentos que contêm grande quantidade de açúcares na composição aumentam o processo inflamatório do período”, afirma Jordana.

A nutricionista mineira Karin explica ainda que o açúcar elimina do corpo minerais importantes que ajudam a controlar a vontade de comer doce, como o cromo, e que ajudam a relaxar, como o magnésio e o cálcio. Esses elementos também participam do equilíbrio dos neurotransmissores da tranquilidade.

Então, o que comer?

Para ajudar a ter mais tranquilidade no período, a recomendação é comer banana, geleia real e alimentos integrais, os quais são ricos em vitamina B6 e triptofano. Já para diminuir a dor nos seios – partes do corpo que costumam ficar inchadas antes e durante o período menstrual –, ela indica semente de girassol, que é rica em vitamina E. Por fim, para reduzir a vontade de comer doces, a profissional sugere inserir canela na dieta.

A nutricionista Jordana Colombo preparou uma lista de alimentos permitidos durante a TPM. Anote!

-Folhas verde-escuras, como couve e brócolis, leite e seus derivados: têm cálcio, o que alivia as dores da cólica menstrual e a irritabilidade;

-Arroz integral, folhas verde-escuras, brotos germinados e grão-de-bico: possuem magnésio, o que melhora as alterações de humor e a irritabilidade;

-Ômega 3 e 6 (óleo de peixe do mar, salmão e atum) e semente de linhaça: contêm ácidos graxos, os quais reduzem o inchaço, a perda óssea e diminuem a irritabilidade;
-Kiwi, acerola, abacaxi, morango, limão, laranja, goiaba e caju: têm vitamina C, que atua na produção de neurotransmissores, na melhora do sono e no controle da ansiedade;

-Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, amendoim, fígado de boi, folhas verdes e leguminosas: por terem vitamina B6 na composição, auxiliam na diminuição das dores de cabeça e diminuem a irritabilidade. Esses alimentos oferecem melhora na produção de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.

-Carnes vermelhas, frango, peixe e frutos do mar: possuem vitamina B12, que combate a anemia. “A falta dessa vitamina pode ocasionar fraqueza e desânimo”, explica a nutricionista.


Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Influência da alimentação na TPM"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/influencia-alimentacao-na-tpm.htm>. Acesso em 25 de marco de 2017.

Existem diferentes pirâmides alimentares, inclusive para vegetarianos
Saúde e Bem-estar Pirâmide alimentar
Os sintomas da TPM geralmente têm início a partir dos 26 anos e podem durar a vida toda.
Doenças e patologias Tensão pré-menstrual
A ação de determinados hormônios permite que o útero se prepare para uma possível gestação
Biologia Ciclo menstrual
Especialistas aconselham alimentos como os carboidratos, para melhorar os sintomas da TPM
Saúde e Bem-estar Alimentação Durante a TPM
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA