Topo
pesquisar

Grafologia

Curiosidades

PUBLICIDADE

É o estudo feito sob a escrita manual de uma pessoa, em especial sobre sua personalidade. É comum em filmes de ação alguém, normalmente um policial, estudar uma a caligrafia para tentar identificar um criminoso, pelos menos no que diz respeito a sua personalidade e a certas peculiaridades como, por exemplo, se é canhoto ou não. Pois essa é uma forma de manifestação da grafologia.

Segundo João Bosco, autor do livro Grafologia, a escrita é similar à impressão digital, é impossível ter duas pessoas com a mesma digital assim com é impossível ter dois indivíduos com a mesma caligrafia, a grafologia revela exatamente isso, que cada um tem uma forma exclusiva de escrever.

A forma das letras também pode revelar o tipo de personalidade do indivíduo, pois cada pessoa expressa um traço peculiar ao escrever. Os peritos na escrita manual são denominados de grafotécnicos. Já o especialista em desvendar o que revela o pingo do i, ou a altura em que é cortado o t é o grafólogo, esse revela a personalidade de uma pessoa, em especial seu idealismo.

Na grafia tudo é estudado, desde a pressão da escrita, formato da letra, até a formatação, para chegar a um resultado coerente e satisfatório, o qual indicará traços específicos da personalidade de uma pessoa, como, por exemplo, pessoas que cortam o t com um traço superior, revelam ser autoconfiante e empreendedores.

Pode-se descobrir muito sobre a personalidade e o caráter de uma pessoa a partir da escrita, porém isso não quer dizer que basta olhar sua forma de escrever para determinar quem você é, para isso outros aspectos devem ser estudados como o modo de falar, olhar, gesticular, entre outros.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Grafologia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/grafologia.htm>. Acesso em 27 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA