Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

“É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece!”

Atividades como esta ficam na memória
Atividades como esta ficam na memória
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece! Já ouviu esta expressão? E aí, será que esta afirmação tem alguma base científica ou é apenas mais um ditado popular?

O que já podemos adiantar é que, realmente andar de bicicleta não é uma daquelas tarefas que exigem um raciocínio extra para se executar. Se a última vez que pilotou uma bike foi quando era criança, não terá muitos problemas em andar sobre duas rodas na fase adulta. Agora você vai conhecer um pouco mais sobre a “memória motora”, a grande responsável por esta façanha.

A memória motora não é a mesma que utilizamos para guardar números, lembrar de acontecimentos passados e memorizar informações. Ela fica em uma região no cérebro, o cerebelo, que possui uma estrutura encefálica responsável pelo armazenamento de atividades as quais treinamos repetitivamente. A atividade “andar de bicicleta” trata-se de uma ação mecânica, ou seja, aquela que executamos quase sem pensar.



Portanto, não é preciso ser um Einstein para praticar ciclismo!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola

 

Curiosidades - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "“É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece!”"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/e-como-andar-bicicleta-gente-nunca-esquece.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante