Topo
pesquisar

Diferenças entre homens e mulheres

Curiosidades

PUBLICIDADE

Quando se fala na diferença entre homem e mulher, dois pontos são levantados: intelectualidade e sentimentalidade.

Diversas pesquisas já foram realizadas abordando a diferença entre homens e mulheres no requisito inteligência. Para alguns estudiosos essa diferença é explicada geneticamente, para outros há diversos fatores envolvidos, principalmente o comportamental. A psicologia popular estabeleceu uma diferença crucial entre os sexos: os homens são mais rápidos no raciocínio matemático e espacial, já as mulheres são melhores com as palavras. Essa ideia se baseia em estatísticas, onde a média das mulheres é ligeiramente melhor que a dos homens em raciocínio verbal. Já a média masculina é ligeiramente melhor do que a feminina nos testes de habilidade espacial. Essa diferença só é detectada na média, isso significa que tem muitas pessoas, homens e mulheres, que possuem habilidades verbais e espaciais semelhantes. Além disso, a diferença da média é muito sutil.

Muitos confundem a média estatística com o valor individual, ou seja, a média de mulheres que tem mais habilidades com as palavras pode ser superior da média masculina, mas isso não significa que não haja homens com a mesma habilidade. Pode ser que essa diferença seja determinada biologicamente, como também seja ligada a uma predisposição, uma facilidade maior para uma coisa ou para outra, mas pode ser também uma determinação cultural. Pois se você não estuda matemática obviamente terá maior dificuldade do que alguém que estuda, isso funciona para homens e mulheres, se um sexo pratica mais do que o outro as atividades ligadas ao raciocínio matemático, isso acarretará numa diferença entre eles. Já as diferenças emocionais podemos dizer que são bem mais claras, são elas:

 

Homem

Mulher

É mais frio. É mais emotiva.
Tende a ser mais objetivo. Prefere algo mais complexo.
Não gosta de se prender a um relacionamento.

Está em busca de uma relação duradoura, em especial o casamento.

Prefere não se ligar sentimentalmente a outras pessoas. Busca estabelecer laços mais sentimentais.
Prefere passar mais tempo com os amigos. Gosta de passar maior parte de seu tempo com o companheiro.
Não demonstra afetividade em público. Quer mostrar a todos o que sente.

 

Seria basicamente o que muitas pessoas dizem: “O homem pensa com o corpo e, a mulher com o coração”.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Diferenças entre homens e mulheres"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/diferencas-entre-homens-mulheres.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA